Alckmin inaugura unidades geradoras da Usina Sérgio Motta e visita assentamento no Pontal do Paranap

Aviso de Pauta - Sábado, dia 12 - Governador também sorteia moradias populares

sáb, 12/05/2001 - 10h03 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Sábado, dia 12 – Governador também sorteia moradias populares

O governador Geraldo Alckmin visita neste sábado, dia 12, quatro cidades da região de Presidente Prudente onde inaugura as unidades geradoras e o sistema de transposição de peixes da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), assina convênio do Centro de Qualificação de Mão-de-Obra, visita assentamento no Pontal do Paranapanema e sorteia 54 unidades habitacionais.

Em Rosana, às 10 horas, Alckmin estará na Usina Eng.º Sérgio Motta para a inauguração de sete unidades geradoras – de 4 a 10 – sendo que duas delas, a 9 e a 10, tiveram sua conclusão antecipada, permitindo ampliar significativamente a oferta de energia de Porto Primavera, ultrapassando a marca de um mil megawatts. O governador inaugura ainda um sistema inédito de transposição de peixes, composto por uma escada tradicional e um elevador, o único do país, o que facilitará a subida e a reprodução dos peixes na época da Piracema.

As geradoras de 4 a 8 já estão em funcionamento primário, mas passarão a gerar 300 megawatts a mais com o enchimento do reservatório. As unidades 9 e 10 representam mais 200 megawatts. No total, a usina passará a gerar mais 500 megawatts, o suficiente para abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes. Somadas, as 10 unidades geradoras da Usina Sérgio Motta representam mais de um mil megawatts, ou seja, energia suficiente para o consumo de três milhões de habitantes. Alckmin também assina convênios do Centro de Qualificação de Mão-de-Obra com as prefeituras da região.

No município de Mirante do Paranapanema, às 13 horas, o governador vai visitar a localidade conhecida como Pé de Galinha, que tem esse nome por estar situada no entroncamento de estradas rurais que lembram a pegada do animal. É ponto central para vários assentamentos na região e por sua localização estratégica lá estão instaladas estruturas de atendimento social e convívio comunitário. Localiza-se na área comunitária do Assentamento Haroldina, onde também está a Escola São Bento, que atende a cerca de 800 estudantes moradores dos assentamentos.

Em toda região do Pontal do Paranapanema, entre 1995 e 1998, foram assentadas pelo Governo Estadual 4.124 famílias de trabalhadores rurais (ao todo, no Estado, são 139 assentamentos – antes da gestão Covas eram 36). Atualmente existem 4.811 famílias assentadas, sendo que só em Mirante do Paranapanema são 26 assentamentos com 1.138 famílias.

Logo em seguida, às 15 horas, o governador estará na cidade de Presidente Venceslau para sortear 54 moradias populares construídas por intermédio do programa Empreitada Global. Nesse sistema, os empreendimentos são viabilizados por meio de concorrência pública e em parceria com as prefeituras, que doam o terreno e executam a infra-estrutura. Este é o sétimo empreendimento que a CDHU constrói na cidade. Antes disso, foram comercializadas 656 unidades, sendo 219 delas entregues em 1998. Agora, completam-se 710 famílias beneficiadas com o programa habitacional. Em todo o Estado já foram entregues mais de 137 mil moradias desde 1995.