Alckmin inaugura unidades de hemoterapia em Olímpia e Bebedouro

Governador também assinou, em Olímpia, primeiro convênio de municipalização da Casa da Agricultura deste ano. Ao todo, estão previstos 66 convênios

qua, 04/04/2001 - 14h56 | Do Portal do Governo


Governador também assinou, em Olímpia,
primeiro convênio de municipalização da
Casa da Agricultura deste ano. Ao todo,
estão previstos 66 convênios

Em cerimônia bastante informal realizada no anexo da Santa Casa, sem uso de microfones em respeito ao ambiente hospitalar, o governador Geraldo Alckmin inaugurou, nesta quarta-feira, dia 4, a Unidade de Hemoterapia e assinou convênio de municipalização da Casa da Agricultura, no município de Olímpia. Em Bebedouro, Alckmin também entregou uma Unidade de Hemoterapia.

As Unidades de Hemoterapia vão realizar a coleta de sangue, estocar e distribuir sangue e hemocomponentes para os hospitais da região. Além disso, vão formar e treinar pessoal para a rede de hospitais nas atividades relacionadas à coleta, processamento, distribuição e utilização de produtos sangüíneos. Funcionando como agência para os hospitais a que estão anexadas, as unidades serão responsáveis pela realização de exames de compatibilidade sangüínea entre o sangue disponível em estoque e o paciente que deverá recebê-lo. Também prestarão assistência técnica à equipe médica dos hospitais a que estão anexadas, relacionando as transfusões sangüíneas dessa unidade e garantindo a qualidade do sangue e dos hemocomponentes utilizados no hospital. “As unidades de hemoterapia são fundamentais para que haja um trabalho com absoluto rigor científico, já que se trata de coleta e seleção de sangue”, afirmou o governador.

Outro fator importante destacado por Alckmin é a educação da população para formar uma cultura de doação de sangue. “Isso vai melhorar a situação da estocagem do produto na região, assegurando melhor qualidade de saúde aos cidadãos”, ressaltou.

A Unidade de Hemoterapia de Olímpia funciona numa área de 266 metros quadrados, anexa à Santa Casa de Misericórdia, e vai atender cerca de 90 mil habitantes da região. A unidade, que custou R$ 188,8 mil, vai atender os municípios de Olímpia, Cajobi, Embaúba, Guaraci e Severínia. Seu projeto foi desenvolvido pela Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, que será responsável pela administração. De acordo com o diretor-presidente da Fundação, Dr. Dimas Tadeu Covas, o local deverá receber cerca de 300 doações de sangue por mês, com 450 ml cada.

Já a unidade de Bebedouro vai atuar em conjunto com o Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira, prestando assistência técnica à equipe médica e garantindo qualidade de sangue e de hemocomponentes utilizados no hospital. Ao falar sobre a importância das unidades, o governador lembrou que o sangue, fonte de vida que pode salvar pessoas em casos de acidentes, cirurgias ou doenças, necessita de muitos cuidados. ”Ele pode ser uma fonte de contaminação. Por isso, o tratamento do sangue e de sua qualidade são fundamentais”, ressaltou.

Primeiro convênio de uma série de 66

Alckmin assinou, nesta quarta-feira, em Olímpia o primeiro convênio de municipalização da Casa de Agricultura de uma série de 66 previstos para este ano. A medida prevê o repasse direto de recursos do Governo do Estado para o município fazer a gestão da agricultura. “São Paulo já tem outros 400 municípios que tiveram as Casas da Agricultura municipalizadas”, afirmou o governador. Para Alckmin, esse convênio vai tornar a assistência técnica mais próxima dos produtores. “O município está muito mais próximo do produtor rural e, portanto, pode ouvir melhor as necessidades da comunidade agrícola”, destacou.

A municipalização da Casa da Agricultura de Olímpia faz parte da descentralização das atividades promovida pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. Por meio de convênios com as prefeituras para a realização de serviços de suporte aos agronegócios, a Secretaria mantém cobertura de assistência técnica aos agricultores dos municípios paulistas, promovendo o desenvolvimento sustentável de todas as cadeias do agronegócio.

Situada num importante pólo citrícola e canavieiro, a Casa da Agricultura de Olímpia desenvolve programas de microbacias, citricultura, silvicultura, milho e cana-de-açúcar, e beneficia cerca de 600 pequenos e médios produtores.