Alckmin inaugura obras do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Guarapiranga

Aviso de Pauta - Terça-feira, dia 22

ter, 22/05/2001 - 9h16 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Terça-feira, dia 22

O governador Geraldo Alckmin inaugura nesta terça-feira, dia 22, às 10 horas, obras do “Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Guarapiranga”, no Jardim Capela, zona Sul da Capital. O Governo do Estado investiu R$ 26 milhões nas obras que envolvem o sistema de coleta e afastamento de esgotos do Jardim Capela, a primeira etapa do tratamento avançado do sistema produtor Guarapiranga, e um novo centro de controle da operação dos sistemas de águas e esgotos.

O sistema de afastamento de esgotos vai atender aos bairros Jardim Capela, Jardim Aracati, Parque do Lago, Cidade Ipava, Jardim Solange, Vila Jaci, Cerejeiras, Jardim dos Reis, Valo Verde e Vila Calu. A obra conta com seis estações elevatórias, 65 quilômetros de redes coletoras, 6.600 ligações domiciliares, 11,1 quilômetros de coletores-tronco e 6,4 quilômetros de emissário de recalque. Para a conclusão da primeira etapa do tratamento avançado do sistema produtor Guarapiranga foram implantadas novas tecnologias que vão permitir a melhoria da qualidade da água do sistema.

O novo Centro de Controle da Operação Sul (CCO/Sul) dos sistemas de água e esgotos vai realizar o monitoramento e supervisão direta de reservatórios, estações elevatórias de água e esgotos das regiões Sul e Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo. Esta é a primeira unidade de Controle de Operação descentralizada e vai garantir mais agilidade na verificação de ocorrências.

Até hoje, o único Centro de Controle Operacional estava instalado na sede da Sabesp, em Pinheiros, zona Oeste da Capital, atendendo toda a Região Metropolitana.
Todos os empreendimentos foram realizados pela Sabesp, empresa vinculada à Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos, Saneamentos e Obras. O “Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Guarapiranga” tem como objetivo reverter o processo de degradação da área e conta com o apoio do Banco Mundial, que financia parte dos empreendimentos.

Após a cerimônia de inauguração será possível conhecer de perto a primeira etapa de tratamento avançado do sistema produtor Guarapiranga, na rua José Rafaelli, nº 284 (Barragem do Guarapiranga). Em seguida, a visitação inclui o Centro de Controle de Operação Sul dos sistemas de água e esgotos, situado à rua Graham Bell, nº 647, no Alto da Boa Vista.

Data: Terça-feira, dia 22 de maio de 2001
Horário: 10 horas
Local: Estrada do M’Boi Mirim, n º 8.945 – Bairro Jardim Capela – Zona Sul da Capital

Presenças do secretário estadual dos Recursos Hídricos, Saneamentos e Obras, Mendes Thame; do representante do Banco Mundial, Abel Mejia Betancourt; e do presidente da Sabesp, Ariovaldo Carmignani.