Alckmin inaugura mais uma unidade do Qualis na Zona Leste da Capital

Bairro União de Vila Nova contam com duas unidades do Programa Médico de Família que, juntas, atendem mais de seis mil famílias

seg, 04/06/2001 - 15h57 | Do Portal do Governo

Bairro União de Vila Nova contam com duas unidades do Programa Médico de Família que, juntas, atendem mais de seis mil famílias

Mais três mil famílias do bairro de União de Vila Nova, Zona Leste da Capital, passam a ser beneficiadas com a nova unidade do Qualis – Programa do Médico da Família, inaugurada nesta segunda-feira, dia 4, pelo governador Geraldo Alckmin.

Essa é a segunda unidade entregue no bairro. A primeira –União de Vila Nova I – foi inaugurada em dezembro do ano passado e atende outras três mil famílias do bairro. “Nós temos hoje a inauguração do melhor programa de saúde de São Paulo. Esse programa traz médicos que vão se dedicar integralmente às famílias, enfermeiras de alto padrão, auxiliares de enfermagem e agentes comunitárias de saúde que vão de casa em casa para a gente cuidar da saúde da criançada, para elas crescerem com saúde, cuidar da saúde da mulher, do homem, do jovem, da terceira idade, fazendo prevenção” , ressaltou o governador. “O Qualis tem remédio e faz referência com os hospitais da região”.

O posto inaugurado conta com a parceria do Hospital Santa Marcelina. A nova unidade, que se chamaria União de Vila Nova II, recebeu o nome de “Adão Manoel da Silva” em homenagem a um líder comunitário morto há alguns anos em luta por melhorias para a região.

O Qualis Adão Manoel da Silva é formado por três equipes e conta com um total de três médicos, três enfermeiras, seis auxiliares de enfermagem e 15 agentes comunitários.
Segundo o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, todos os integrantes das equipes do Qualis foram contratados por concurso. “São gente preparada, gente séria. Os agentes comunitários são pessoas da própria comunidade, que moram nos bairros atendidos e conhecem as dificuldades do local”, enfatizou. “Esse é o princípio fundamental de quem faz o Programa de Saúde da Família. Um programa com qualidade que não faz política, faz a saúde e tem respeito pela população”. Guedes lembrou ainda que os agentes comunitários já iniciaram seus trabalhos cadastrando as casas que serão atendidas.

A gerente da unidade, Márcia Maria da Silva, explicou que o maior problema detectado até agora é a falta de rede de esgoto em 75% das moradias. “Isso tem causado doenças como verminoses, escabioses (doença transmitida pelo cachorro) e desnutrição”, observou. De acordo com a coordenadora do Programa na Capital, Rosa Maria Barros, com essa inauguração, a Zona Leste passa a contar com 25 unidades do Programa Médico da Família de São Paulo. Ao todo, o Governo paulista entregou 49 postos do Qualis no município. “Todos em regiões muito carentes da Capital”, lembrou Barros.

Entre os resultados do Qualis nesses cinco anos de existência na Capital, a coordenadora destacou a redução de gravidez na adolescência, que caiu de 12% para 8%, e da mortalidade infantil, que diminuiu de 17,7% para 15%. Ela atribui essas quedas aos programas de prevenção, ao acompanhamento às gestantes e aos recém-nascidos e a garantia de parto e exames laboratoriais para as futuras mães. “Ainda são números muito altos, mas devemos lembrar que estamos falando dos extratos mais pobres da população, das classes D e principalmente E”, afirmou. “Governo que busca o pobre e humilde para que ele se erga, para que ele se sinta digno e capaz, é um Governo que merece o nosso respeito e também a nossa benção”, elogiou o padre Rosalvino, coordenador das Obras Sociais Dom Bosco.

Outros benefícios para a população local

Durante a cerimônia de inauguração da nova unidade do Qualis, o governador Geraldo Alckmin anunciou que será instalada na região uma unidade do Programa de Auto-Emprego (PAE), da Secretaria Estadual do Trabalho, para oferecer cursos de qualificação profissional para os trabalhadores. As lideranças locais estão disponibilizando cinco salas, onde serão feitas as reuniões e ministrados os cursos de qualificação profissional.

Alckmin destacou ainda que essas não são as únicas conquistas da população de União de Vila Nova. “Além do Qualis que é entregue hoje, nós vamos entregar, em cerca de 60 dias, um Centro de Referência para os idosos na Praça de São Miguel, ao lado da Praça do Forró”. De acordo com o governador, esse será o primeiro Centro de Referência para a Terceira Idade de São Paulo, que vai oferecer tratamento e prevenção aos idosos. Além disso, uma escola que está sendo construída próxima à nova unidade de Qualis deve ser inaugurada no fim deste ano. “As crianças poderão estudar perto de casa para as mães não ficarem preocupadas. É uma escola de qualidade, com cinco horas de aula por dia, laboratório, informática, professores com curso superior e ensino de qualidade para alunos de 1 a 8 séries”, disse o governador.

Cíntia Cury