Alckmin inaugura mais dois Infocentros na Capital

Campo Limpo Paulista e Itaquera foram beneficiados com o programa que oferece cursos gratuitos de informática e acesso à Internet

sáb, 28/04/2001 - 18h04 | Do Portal do Governo


Campo Limpo Paulista e Itaquera foram beneficiados
com o programa que oferece cursos gratuitos de informática e acesso à Internet

Os moradores de Campo Limpo Paulista e de Itaquera, nas zonas Sul e Leste da Capital, já podem aprender informática gratuitamente e navegar na Internet. O governador Geraldo Alckmin inaugurou, neste sábado, dia 28, mais duas unidades do Infocentro – centro comunitário de acesso e produção de informações – que faz parte do Programa Acessa São Paulo e oferece cursos gratuitos de informática, acesso à Internet e aos serviços do próprio Governo do Estado.

A unidade de Campo Limpo vai funcionar no Centro Cultural Turma da Touca, onde a população já tem acesso a atividades como dança, capoeira, artes plásticas e à biblioteca. Alckmin lembrou que atualmente o computador é tão importante quanto foi a máquina de escrever. ‘Quando pensei em trabalhar já me inscrevi num curso de datilografia porque, há quinze anos, era uma das condições essenciais’, contou. Ele falou ainda sobre a necessidade de acesso ao conhecimento para o progresso de todos e de cada um e lembrou a criação do Governo Eletrônico pelo governador Mário Covas. ‘Os jovens de São Paulo já se beneficiam da informática com o Governo Eletrônico. Com esse tipo de trabalho, o dinheiro dos impostos pagos pela população pode ser melhor utilizado’, ressaltou.

A presidente do Centro Cultural, Helena Costa Brito, elogiou a iniciativa, que vai dar ocupação aos jovens. ‘O Infocentro é muito importante para essa região, uma das mais carentes e violentas de São Paulo. Com a existência dele os jovens serão mais bem preparados e terão mais ocupação’, disse. Ela acrescentou que o Infocentro traz ainda a vantagem do acesso ao próprio micro. ‘Nossa região é muito pobre e as pessoas não podem se dar ao luxo de comprar um computador’. Na região de Campo Limpo, formada por seis bairros, o programa vai beneficiar cerca de 1.500 pessoas por mês.

Já em Itaquera, a unidade entregue neste sábado foi instalada na Comunidade Dom Bosco, administrada pelo padre Rosalvino e que já atende a população por meio de cursos ministrados em suas oficinas, entre eles corte e costura, designer gráfico, cursos de telefonia, marcenaria e mecânica.

Alckmin reafirmou a importância do acesso à Internet, ‘a principal ferramenta de trabalho do mundo moderno’ e disse que, nos próximos dois anos, o Governo pretende beneficiar um número bem maior de pessoas com o programa. Ele informou que o Infocentro será levado a todo o estado para que a taxa de acesso cresça dos atuais 2% para 50%. ‘Nós não estamos fazendo nenhum favor. É obrigação, porque é feito com o dinheiro do povo.’

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Antonio Angarita, lembrou a preocupação do Governo Mário Covas com a melhoria da qualidade de vida das pessoas de baixa renda e observou: ‘O Infocentro é uma ação absolutamente clara que transforma as informações da internet numa coisa popular, que beneficia os mais simples’. Ele ressaltou que ‘esse tipo de programa é a marca do governo democrático voltado para os mais carentes’.

Ao encerrar a solenidade, Alckmin foi muito aplaudido quando anunciou: ‘Tão logo o Metrô libere um terreno próximo da Comunidade Dom Bosco, o Governo do Estado vai construir uma pista de Atletismo para os jovens treinarem’.