Alckmin inaugura iluminação das marginais do Tietê

Toda a ponte das Bandeiras será iluminada, bem como uma extensão de 250 metros nas duas margens do Tietê

qui, 30/03/2006 - 21h15 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quinta-feira, dia 30, o trecho de iluminação das marginais do rio Tietê, na ponte das Bandeiras. Pela primeira vez serão acionadas as 58 luminárias do local.

Toda a ponte ganhará iluminação, bem como uma extensão de 250 metros nas duas margens, em ambos os lados do rio. As luminárias foram doadas ao Governo do Estado de São Paulo pelas empresas Siemens e Osram, ligadas ao setor de iluminação. Foram investidos na obra R$ 300 mil.

“Esta é uma ponte histórica e também temos aqui um marco comemorativo”, disse Alckmin. Segundo o governador, no futuro outras pontes poderão ter a mesma iluminação, para isso o Governo do Estado buscará parceiros.

Calha do Tietê

A ampliação da calha, inaugurada no último dia 19, é fundamental para impedir as enchentes nas Marginais. Hoje, o rio praticamente dobrou a sua capacidade de vazão. O prazo de recorrência de enchentes do rio Tietê é de 100 anos.

Maior obra de drenagem urbana do país, o trabalho realizado aprofundou em 2,5 metros, em média, a calha do rio, alargando sua base de 20 para até 46 metros. Essa iniciativa movimentou investimentos de mais de R$ 1 bilhão e produziu o maior canteiro de obras a céu aberto do Brasil, por onde passaram mais de 200 máquinas e quatro mil trabalhadores. 

Além da retirada de uma média de 12 toneladas de lixo e sedimentos por dia, essa iniciativa do Governo do Estado para combater as inundações produziu uma nova paisagem para São Paulo. As marginais estão cercadas pelo mais longo jardim do País, com 24,5 quilômetros de extensão de cada lado do rio. Nele estão sendo plantadas cerca de quatro milhões de mudas, incluindo árvores de até 30 metros, rodeadas por uma forração de vedélias.

Jaina Carvalho / Carlos Prado