Alckmin inaugura Estrada do Churrasco em Guaimbê

Obra era reivindicada pelos moradores do município há mais de dez anos

qua, 21/03/2001 - 15h51 | Do Portal do Governo


Os moradores da pequena cidade de Guaimbê, na região de Marília, estão em festa. Após 15 anos de espera, foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 21, pelo governador Geraldo Alckmin a tão esperada Estrada do Churrasco. Com 28,5 quilômetros de extensão, a vicinal liga Guaimbê a Lins. A obra levou nove meses para ser executada e recebeu investimentos de R$ 3,7 milhões.

Promessa de governos anteriores, a estrada era uma antiga reivindicação dos moradores. E o nome churrasco tem sua razão de ser. Em 1991, as obras foram licitadas, os habitantes da região comemoraram com um churrasco, mas o contrato não foi assinado. Em 1993, nova esperança, com a inclusão da vicinal em um plano de pavimentação econômica. Novo churrasco e outra decepção. Então, a estrada vicinal de suma importância para o escoamento dos produtos agropecuários e para o deslocamento dos moradores dos dois municípios acabou, mesmo sem a tão esperada pavimentação, sendo batizada de ‘Estrada do Churrasco’.

Em uma de suas costumeiras viagens ao Interior do Estado, em junho de 1999, o governador Mário Covas sensibilizou-se com a história e com a falta de opções dos moradores que, durante a estação chuvosa, tinham que deslocar-se por grandes distâncias, já que a estrada tornava-se intransitável, impedindo também o transporte e venda dos produtos da região.

Com esta entrega, Alckmin prova aos cerca de dois mil moradores de Guaimbê que um governo sério não só assume, mas cumpre seus compromissos com a população que o elegeu. Alckmin parabenizou a cidade e a população pela conquista. “Esta era a estrada da enganação, da mentira, da ilusão, da promessa política, que se fazia e não se cumpria”. Destacou que entre os princípios e valores implantados por Covas no seu governo está o respeito com a palavra. “O governador Mário Covas falava o que pensava e agia de acordo com o que falava. Ele não prometeu esta estrada, mas fez a obra porque sabia de sua importância para o desenvolvimento da região”, disse o governador lembrando que esta é sua segunda visita ao Interior após o falecimento do governador Mário Covas.

Num gesto de respeito e fidelidade, Alckmin voltou a afirmar que Covas é insubstituível. “Eu não tenho a pretensão de substituí-lo. Mas quero dizer a vocês que vou trabalhar muito e com muita dedicação para sucedê-lo à altura de seu governo e dos anseios da nossa população”.

Homenagem

Após vistoriar toda a vicinal, o governador saiu com uma boa impressão da obra: “Está muito bem feita, com gramado nas margens e sinalizada. Agora precisa ser mantida e conservada”. Alckmin fez questão de destacar às cerca de 400 pessoas presentes que o custo da Estrada do Churrasco foi maior que o orçamento anual de Guaimbê, que é de R$ 3,5 milhões.

O secretário-adjunto dos Transportes, Luiz Carlos David, relembrou à população toda a história da estrada e disse que o governador Mário Covas foi o único que teve a decência de fazê-la. “A estrada está sendo entregue antes do prazo. O governador Mário Covas sempre dizia que às vezes é preferível dizer um “não” justificado do que um “sim” não cumprido. Porquê o não justificado a população entende”, afirmou.

Satisfeito com a entrega da obra em seu município, o prefeito de Guaimbê, Alcides Valenciano (PMDB) disse que esta é a segunda maior vicinal do Estado. “Hoje é um dia de festa porque estamos recebendo Alckmin, que é um discípulo da escola de Mário Covas e com certeza vai continuar o governo Covas.” Valenciano destacou que a realização da estrada só foi possível porque a obra encontrou apoio no homem Mário Covas. “Com certeza ele gostaria de estar presente para inaugurar a estrada pela qual ele muito lutou porque sabia da sua importância.”

Na intenção de prestar uma homenagem ao governador Covas, o vice-prefeito de Lins, Luís Montalvão (PDT), sugeriu que a Estrada do Churrasco passe a se chamar Estrada Governador Mário Covas. “Ela tem que levar o nome de quem realmente trabalhou por ela.” Montalvão disse ainda que a estrada não vai apenas beneficiar os moradores de Guaimbê e Lins, como também as populações das cidades vizinhas como Getulina, Cafelândia e Júlio Mesquita, entre outras.

Ainda nesta quarta-feira, Alckmin vistoria as obras do aeroporto de Bauru/Arealva, entrega moradias populares em Mineiros do Tietê e inaugura agências do Banco do Povo em Macatuba e Pederneiras.