Alckmin inaugura Centro de Tratamento de Lábio Leporino, em Santos

Evento faz parte das homenagens pelo quinto ano da morte de Mário Covas

seg, 06/03/2006 - 13h31 | Do Portal do Governo

 Os moradores da Baixada Santista ganham um Centro de Referência em Tratamento e Cirurgia de Lábio Leporino. O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira, dia 6, o Centro de Tratamento das Malformações Craniofaciais Mario Covas.

        A inauguração faz parte dos atos em memória ao 5º ano do falecimento do governador Mário Covas. Alckmin assistiu ainda a missa em memória e depositou flores no túmulo do governador.

Instalado no Hospital Guilherme Álvaro, o Centro será capaz de atender até 200 crianças por mês. A unidade contará com uma equipe multidisciplinar formada por 20 profissionais entre médicos, cirurgiões plásticos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas e assistentes sociais. “Esta é uma matéria complexa que exige atendimento multidisciplinar. Tem um tratamento longo, mas tem ótimos resultados”, afirmou Alckmin.

O investimento do governo do Estado para a construção do setor foi de R$ 1 milhão.

Resultado de má formação durante o período de gestação, o lábio leporino ou fissura labiopalatal, é caracterizado por uma abertura na região do lábio ou palato, o que pode provocar seqüelas graves, como a perda da audição, problemas de fala e déficit nutricional, além do sofrimento com o preconceito.

Jaina Carvalho