Alckmin inaugura alça de acesso na Rodovia D. Pedro I em Campinas

Foram investidos R$ 2,5 milhões na obra que facilita o acesso a distritos de Campinas e melhora o fluxo de veículos no perímetro urbano da rodovia

qua, 20/04/2011 - 13h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 17h41)

O governador Geraldo Alckmin entregou, nesta quarta-feira, 20, a alça acesso de Sousas, importante ligação da Rodovia D. Pedro I (SP 065) aos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas. A inauguração contou também com a presença do secretário de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, além de autoridades locais.

A obra foi executada pela concessionária Rota das Bandeiras, sob fiscalização da ARTESP e teve sua entrega antecipada: o contrato previa conclusão até 31 de maio. 

“Uma obra de R$ 2,5 milhões: viaduto, alças, marginais, obras de segurança. Isso vai facilitar o acesso a Sousas e Joaquim Egídio, fazer as pessoas encurtarem cinco quilômetros seu caminho e diminuir os congestionamentos na avenida Heitor Penteado. Será iniciado também o prolongamento do Anel Viário Magalhães Teixeira, ligando a Anhanguera com a Bandeirantes. Então isso vai melhorar muito a logística, vai beneficiar muito não só a cidade de Campinas mas toda a região”, afirmou o governador.

O novo acesso, composto por um viaduto no km 125,8 e por alças de ligação e retorno, reduz em cerca de cinco quilômetros a distância percorrida pelos motoristas que trafegam na pista sul da rodovia D. Pedro I (sentido Jacareí) em direção a Sousas e Joaquim Egídio. Antes, para realizar esse deslocamento, era necessário ingressar na Avenida Heitor Penteado, no perímetro urbano de Campinas.

A obra, um investimento de R$ 2,5 milhões vindo da receita dos pedágios, aumenta a capacidade de tráfego da rodovia Dom Pedro I, elimina congestionamentos na avenida Heitor Penteado (Campinas) e amplia a segurança e o conforto dos usuários. Circulam diariamente por esse trecho cerca de 1.300 veículos.

Corredor D. Pedro I

O Corredor D. Pedro I é composto pela rodovia Dom Pedro I (SP 065), trechos das rodovias Professor Zeferino Vaz (SP 332), Engenheiro Constâncio Cintra (SP 360), Romildo Prado (SP 063) e pelo anel viário José Roberto Magalhães Teixeira (SP 083).

Desde abril de 2009, quando passou a integrar o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, essas rodovias já receberam R$ 475 milhões em obras de melhoria e ampliação, que alcançaram 16 municípios. Outros R$ 185 milhões já foram destinados a operação dessas rodovias, o que inclui os serviços de socorro médico e mecânico. Até o final da concessão o Corredor D. Pedro I receberá R$ 2,3 bilhões em obras viárias, entre as quais estão:

* prolongamento do Anel Viário de Campinas até a Rodovia dos Bandeirantes e o Aeroporto de Viracopos;
* duplicação da SP 360 entre Jundiaí e Itatiba;
* duplicação da SP 332 entre Engenheiro Coelho e Conchal;
* construção da Via Perimetral de Itatiba

Região de Campinas

A infraestrutura rodoviária da região de Campinas vem sendo beneficiada pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado desde sua implantação, em 1998.

O Sistema Anhangüera-Bandeirantes recebeu neste período investimento de R$ 2,6 bilhões em obras de melhoria e ampliação. Ao longo de sua malha foram construídos 76 dispositivos de acesso/retorno, 33 passarelas, sete  pontes, cinco viadutos, 77 quilômetros de novas pistas, 76 quilômetros de faixas adicionais, 35 quilômetros de vias marginais e executados 478 quilômetros de recapeamento.

Já o lote rodoviário, do qual faz parte a Rodovia Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP 340), que também atende a Região de Campinas, recebeu investimento de R$ 670 milhões de em obras. Outros R$ 994 milhões foram investidos no lote da Rodovia Santos Dumont (SP 075).

Com a retomada do Programa de Concessões os benefícios serão ampliados para os corredores D. Pedro I e Marechal Rondon Leste, ambos integrantes da Região de Campinas. No Corredor Marechal Rondon Leste serão investidos R$ 1,5 bilhão.

Entre as principais obras estão a duplicação da Rodovia do Açúcar (SP 308) de Salto à Rio das Pedras, a duplicação da SP 101 de Hortolândia-Campinas à Capivari, a duplicação da Rodovia Marechal Rondon no trecho de Laranjal Paulista e a construção do Contorno de Piracicaba na Rodovia do Açúcar.

Outro benefício para o município de Campinas é o repasse do ISS (Imposto Sobre Serviços) recolhido da tarifa de pedágio. Desde 2000 a prefeitura recebeu R$ 85 milhões, dos quais R$ 2,6 milhões foram repassados somente no primeiro trimestre deste ano.

Programa de Concessões Rodoviárias 

O Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo teve início em 1998 com a concessão de 12 lotes de rodovias. Os investimentos já realizados na malha dessa 1ª Etapa somam R$ 20 bilhões (valores atualizados). O principal resultado são viagens muito mais confortáveis e seguras: o índice de mortos nas rodovias concedidas está 39,4% menor em relação ao ano de 2000. Além disso, essas rodovias figuram entre as melhores do país, de acordo com avaliação da Confederação Nacional dos Transportes.

Em 2007 o Governo do Estado de São Paulo iniciou a 2ª Etapa do Programa. Foram concedidos cinco corredores rodoviários (Marechal Rondon Oeste, Marechal Rondon Leste, Raposo Tavares, D. Pedro I, Ayrton Senna-Carvalho Pinto) e os Trechos Oeste, Sul e Leste do Rodoanel Mário Covas, totalizando 1,8 mil quilômetros. Esta nova etapa garante investimentos de R$ 13,4 bilhões em obras.

Da Secretaria de Logística e Transportes