Alckmin inaugura 48ª unidade do Qualis na região do Grajaú na Zona Sul da Capital

Programa Médico de família vai beneficiar mais 32 mil pessoas

sex, 30/03/2001 - 13h51 | Do Portal do Governo


Programa Médico de família vai beneficiar mais 32 mil pessoas

O governador Geraldo Alckmin inaugurou na manhã desta sexta-feira, dia 30, no bairro do Grajaú, na Zona Sul, uma nova unidade do Programa de Saúde da Família (Qualis). Implantada pelo Governo do Estado, esta iniciativa oferece atendimento domiciliar à comunidade, visitando famílias de casa em casa.

A unidade do Grajaú, no bairro de Varginha, é a 48ª construída pelo Governo e vai atender aproximadamente 32 mil pessoas na região. Ela será administrada pela Universidade de Santo Amaro (Unisa).

O governador destacou que o Qualis Varginha vai funcionar graças a uma parceria, onde o governo paga pelos serviços prestados por uma entidade social sem fins lucrativos. ‘A Unisa tem conhecimento e experiência nesta área. Com isso, a população ganha um atendimento mais rápido, com um trabalho ágil e eficiente’.

Sobre o trabalho realizado pelo Programa do Médico de Família, Alckmin disse que esse é o modelo ideal para a saúde pública. ‘Nós médicos, que acreditamos no Sistema Única de Saúde(SUS), sempre sonhamos com a medicina que faz desde a prevenção até o tratamento e a reabilitação do doente’. Essa é, segundo o governador, uma visão integral de atendimento médico que cuida de toda a família, com equipes de saúde que vão de casa em casa. ‘Agora, temos o desafio de estender esse programa para atender toda a comunidade’, concluiu.

Para o secretário estadual de Saúde, José da Silva Guedes, o Qualis é um programa essencialmente preventivo. ‘Quando oferecemos esse atendimento de saúde para a família, estamos permitindo que as pessoas tenham assistência, desde a sua casa até a utilização de um hospital especializado. Isso é saúde, isso é o Governo Mário Covas, é o Governo Geraldo Alckmin’.

O posto inaugurado hoje tem salas para vacinação, curativos, inalação e para os agentes comunitários, além de seis consultórios médicos, três de enfermagem e uma farmácia, entre outras instalações.

Qualis

O Qualis foi criado pelo Governo do Estado, em 1996, para reduzir a procura de leitos e evitar a superlotação dos hospitais. As unidades atendem as regiões mais carentes, oferecendo assistência médica voltada à prevenção e não somente à cura de doenças.

O Programa resgata o médico de família, uma vez que as equipes percorrem o bairro, levando atendimento e orientações às pessoas em suas casas.

Os agentes comunitários, recrutados na própria comunidade, são especialmente treinados para atuarem como elo entre as famílias e os profissionais de saúde.

Na Capital, o atendimento deverá ser ampliado e programa deverá beneficiar um milhão de pessoas até o final deste ano. Em todo o Estado de São Paulo são 3,8 milhões de pessoas atendidas, em cerca de 280 municípios.

Todo esse trabalho envolve 3.078 agentes comunitários de saúde. Até o ano de 2002 estima-se que 877 equipes estejam trabalhando.

As próximas unidades a serem inauguradas localizam-se na Vila Curuçá, São Miguel Paulista e São Mateus.

Após a inauguração do Qualis, o governador seguiu para São Miguel Paulista, na Zona Leste, onde entrega mais um Bomprato, restaurante que fornece refeição a R$ 1,00 para a população carente da região. A casa, a terceira da rede, vai funcionar de segunda a sábado, na Associação da Casa de Deficientes de Ermelino Matarazzo, parceira da iniciativa. As duas primeiras unidades foram abertas nos bairros do Brás e Campos Elíseos.