Alckmin inaugura 46ª unidade do Qualis na Capital

Programa Saúde da Família beneficia quase 800 mil pessoas na Capital

sáb, 20/01/2001 - 14h57 | Do Portal do Governo

Programa Saúde da Família beneficia quase 800 mil pessoas na Capital

O vice-governador Geraldo Alckmin inaugurou neste sábado, dia 20, mais um Qualis, Programa Saúde da Família. O Qualis Bandeirantes, localizado no bairro Lajeado, na Vila Iolanda, Zona Leste, é a 46a unidade da Capital e foi dimensionado para atender duas mil famílias, aproximadamente oito mil pessoas. Além de consultas médicas, serão realizados acompanhamento pré-natal, controle de hipertensão, tuberculose e hanseníase, coleta de material para exame laboratorial e vacinação de rotina. “O Qualis funciona porque temos uma parceria que dá certo: a comunidade que participa, o trabalho competente do Hospital Santa Marcelina, que administra, e o Governo de um homem que ama o povo e que tem compromisso popular, que é o governador Mário Covas”, disse Alckmin. Segundo ele, o Qualis é o melhor programa de saúde do Brasil.

Qualis é o Programa de Saúde da Família, realizado no interior, adaptado aos problemas de uma grande cidade como São Paulo, onde as equipes de médicos, enfermeiros e agentes de saúde, visitam as casas do bairro fazendo um atendimento preventivo. “Estamos fazendo uma transformação muito grande no sistema de saúde. Ao invés da pessoas doente correr para o hospital a equipe médica é que vai em casa”, salientou Alckmin. As equipes cadastram famílias de regiões carentes, tendo como referência não apenas seu estado de saúde mas também suas características sócio-econômicas, saneamento básico do local onde vivem, condições de moradia e outros fatores sociais.

O Qualis Bandeirantes será administrado pelo Hospital Santa Marcelina e terá duas equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares administrativos e auxiliares de serviços gerais. A unidade tem 172,25 metros quadrados e funciona na Rua Pacheco Aranha, 2. Foram investidos R$ 44,2 mil em reformas do imóvel e na aquisição de equipamentos.

Criado em 1996 pela Secretaria de Estado da Saúde, o Qualis foi implantado primeiramente na Zona Leste e, em seguida, na Zona Norte. Nessas regiões, o modelo de atendimento do Qualis já apresentou resultados positivos para a saúde pública como, por exemplo, a adesão de 100 % das mães ao pré-natal e o controle dos casos de tuberculose. Na Capital, o programa já atende aproximadamente 800 mil pessoas. Ao todo são 845 equipes no Estado de São Paulo, sendo que 233 só em regiões de assentamento rural. “O governador pôs uma força enorme nesse programa e por isso cresceu tanto”, avaliou o secretário da Saúde, José da Silva Guedes.

A Secretaria da Saúde coordena a política de saúde das unidades do Qualis e repassa os recursos para um de seus parceiros que aplica o dinheiro e gerencia os recursos humanos. Os parceiros da secretaria são o Hospital Santa Marcelina, a Congregação Santa Catarina, a Fundação Zerbini e a Universidade Unisa. Em alguns casos, a própria Secretaria faz o gerenciamento. O Qualis Bandeirantes, que está sendo inaugurado hoje, será coordenado e gerenciado pela Secretaria.

Para viabilizar a implantação do Programa de Saúde da Família, a Secretaria também criou o Programa de Agentes Comunitários de Saúde, um sistema de capacitação e especialização de profissionais que é feita pelas Faculdades de Medicina, Enfermagem e Saúde Pública do Estado com organização da Secretaria de Saúde, em parceria com as prefeituras.

Ainda neste sábado, Alckmin entregou um pacote de obras viárias no município de Suzano, na Região Metropolitana de São Paulo.