Alckmin inaugura 43ª unidade do Qualis na Capital

Programa de Saúde da Família beneficia mais de 700 mil pessoas na cidade de São Paulo

ter, 19/12/2000 - 19h02 | Do Portal do Governo


Programa de Saúde da Família beneficia mais de 700 mil pessoas na cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo já conta com a 43ª unidade do Qualis, o Programa de Saúde da Família. Nesta terça-feira, dia 19, o vice-governador Geraldo Alckmin inaugurou a Unidade União de Vila Nova, em Ermelino Matarazzo, Zona Leste, que vai atender cerca de 12 mil pessoas do bairro, com a parceria técnica da Casa de Saúde Santa Marcelina. Agora, o programa passa a beneficiar mais de 700 mil pessoas em toda a Capital, além de estar presente em outros 278 municípios do Estado. O Qualis, implantado pelo governador Mário Covas em 1996, é o maior programa de saúde da família em curso no Brasil, onde equipes médicas visitam as pessoas em casa.

Alckmin disse que o Qualis é uma grande conquista e que sua realização só foi possível graças a três importantes parcerias: “As irmãs Marcelinas, que têm um grande conhecimento da região e na área da Saúde, a comunidade organizada e o governador Mário Covas, que é honesto, tem compromisso com o povo e investe onde o povo precisa”. Para exemplificar a preocupação de Covas em investir nas regiões que mais necessitam, o vice-governador citou as moradias populares que estão sendo erguidas próximas à unidade do Qualis e as duas escolas que serão construídas no bairro, uma emergencial e outra fixa. “Se vocês conseguirem o terreno, podemos fazer uma terceira escola”, afirmou Alckmin.

O secretário da Saúde, José da Silva Guedes, informou que com a inauguração de hoje já são 166 equipes de atendimento do Qualis na Capital, além de 372 equipes no Interior. “O médico do Qualis não é alguém que faz triagem e encaminha o paciente, mas sim que resolve o problema e por isso tem de se manter atualizado”. As equipes são formadas por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e quatro ou seis agentes comunitários de saúde. Essas equipes cadastram as famílias de regiões carentes, tendo como referência não apenas seu estado de saúde mas também suas características sócio-econômicas, saneamento básico do local onde vivem, condições de moradia e outros fatores sociais. Também são desenvolvidas atividades como lixeiras comunitárias, poupa água, afastamento de esgoto doméstico, frentes de trabalho, salas de alfabetização, trabalho sobre violência doméstica e reuniões com conselhos locais de saúde.

A unidade União de Vila Nova terá três equipes médicas e vai funcionar num imóvel com área de 240 metros quadrados, com três consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, sala para inalação e medicação, sala para esterilização e sala para exame papanicolau, entre outras. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 50 mil em reformas e compra de equipamentos. Serão oferecidos serviços de consultas, assistência domiciliar, curativos, medicação, inalação, vacinação, acompanhamento e controle de hipertensão arterial, diabetes e tuberculose, planejamento familiar, saúde da mulher e vigilância epidemiológica.

Segundo a coordenadora do programa na Capital, Rosa Maria Barros dos Santos, no Qualis o povo é examinado e ouvido e as suas necessidades são encaminhadas. “Graças ao nosso governador esse projeto existe e é uma realidade que traz grandes benefícios à comunidade”. A irmã Tereza Lorenzoni, superintendente do Hospital Santa Marcelina, disse que Covas se comprometeu em dar qualidade de vida às pessoas mais necessitadas e está empenhando todos os esforços para isso. “O Qualis é a flor brotada do amor”, acrescentou.

Gláucia Basile / Simão Molinari