Alckmin homenageia maquinista que parou o trem e evitou tragédia

Para governador, Ednalvo Delmiro da Silva é um dos heróis anônimos de São Paulo; profissional atua na CPTM há 15 anos

sex, 10/06/2011 - 21h30 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin homenageou o maquinista Ednalvo Delmiro da Silva, 40, responsável por frear o trem que atingiu um ônibus, na quinta-feira, 9, em São Caetano do Sul (Grande São Paulo). Alckmin encontrou o profissional, nesta sexta-feira, 10, durante a cerimônia de entrega dos dois primeiros trens modernizados do Metrô de São Paulo e mais três novas composições para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), realizada na Estação da Luz, na Capital.

“Eu queria fazer uma homenagem ao nosso funcionário da CPTM, o operador do trem. São Paulo é uma terra de muitos heróis anônimos. Todo dia tem alguém salvando vidas. O Ednalvo, com sua habilidade e boa formação profissional que a CPTM oferece, conseguiu segurar o trem e evitar uma grande tragédia”, comentou o governador.

O profissional atua há 15 anos na CPTM – 11 como operador de trem. “Mesmo numa curva, num local de pouca visibilidade, ele conseguiu ver um jovem fazendo sinal para indicar o acidente”, observou Alckmin.

Edinaldo também reconheceu que a experiência que tem como operador de trem foi fundamental para frear e evitar uma colisão maior contra o ônibus na Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

Segundo o maquinista, a frenagem ocorreu no “momento certo”, quando ele estava a quase 90 km/h e em instantes conseguiu reduzir para 10 km/h. “A experiência que a gente tem como maquinista nos fez frear no momento certo”, disse. “Não consegui ver o ônibus, mas imaginei que teria algum problema grave quando vi o passageiro balançando os braços ao lado do trilho. Se fosse à noite, com certeza, teria sido muito pior. Eu não conseguiria ver e não daria tempo de parar”, finaliza o herói.

Durante o evento, o governador também se solidarizou com as pessoas que estavam no ônibus. “Graças a Deus a motoristas e os passageiros estão se recuperando e não há risco”.

Do Portal do Governo de São Paulo