Alckmin faz balanço de 2005 com secretários estaduais

O vice-governador Cláudio Lembo, secretários-adjuntos, presidentes de empresas e reitores de universidade também participaram do evento

qua, 21/12/2005 - 15h16 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin  reuniu-se nesta quarta-feira, dia 21, no Palácio dos Bandeirantes, com seu secretariado para fazer um balanço de 2005 e discutir metas para 2006.

“Esta é uma reunião de prestação de contas. Esse momento é resultado de um trabalho de uma equipe bem entrosada e animada a fazer mais e melhor com menos recursos públicos”, disse o governador, referindo-se aos seus secretários, dirigentes de empresas e funcionários públicos.

Em seu discurso, Alckmin afirmou que a prioridade do Governo de São Paulo é cuidar de pessoas. “Melhorar a educação, a saúde e a segurança  das pessoas, apoiar as pessoas que mais precisam e estimular as pessoas que querem  empreender”, destacou. 

Educação

Na área da Educação, Alckmin lembrou que o Governo paulista aumentou a jornada escolar do Ensino Médio de 5 para 6 horas aulas diárias. “Isso significa 250 horas/aula por ano a mais para o Ensino Médio. O Ensino Fundamental, passou de 5 para 6 horas aula entre a 5ª e a 8ª série em 3 dias da semana.”

Ele comentou que em 2006 mais de 200 escolas públicas estarão funcionando em período integral, das 7 às 16 horas. Também destacou o Programa Escola da Família. “São 5.634 escolas abertas aos finais de semana, nas quais 40 mil educadores universitários e 40 mil educadores voluntários oferecem as mais diversas atividades de lazer e profissionalizantes para os jovens e suas famílias”, disse, lembrando que os universitários ganham bolsas de estudo em troca da participação da Escola da Família.

O governador lembrou ainda que em 2005, a USP foi instalada na zona leste da Capital. “A USP Leste significou a democratização de oportunidades para os moradores da região que não contavam com nenhuma instituição pública do ensino superior.”

Saúde

Na área da Saúde, o governador lembrou que foram entregues desde 1995, 20 hospitais. “Todos localizados em regiões periféricas e carentes do Estado. Também informou que foram entregues 7.455 novos leitos hospitalares.

Alckmin  destacou que o Instituto Dr. Arnaldo abrigará três hospitais: Hospital da Mulher, Hospital do Câncer e o Hospital para transplante de órgãos. “Já está com 60% da sua obra física concluída”, informou.

Segurança

O governador disse que entre 1994 e 2005, o efetivo policial do Estado foi aumentado em 15.895 mulheres e homens, chegando a 125 mil novos policiais. Também foram entregues 2.902 novas viaturas em 2005. “Desde 1995, foram entregues 23.490 novas viaturas”, disse. Lembrou ainda 428 motocicletas foram colocadas no policiamento motorizado em 30 corredores viários da Grande São Paulo.

Alckmin informou que o orçamento da Segurança Pública passou de R$ 5,2 bilhões em 2002 para R$ 6,5 bilhões este ano. “Os policiais estão melhores equipados para enfrentar o crime”, afirmou.

Ele destacou a redução no número de homicídios no Estado de São Paulo. “Desde 1999, foram 15.719 homicídios em todo o Estado. Em 2005,  11.165, o que dá uma queda de 29%. Na Capital, a queda ainda foi maior, 4,6%”, disse.

“É a vitória da vida, que não pertence apenas ao Governo. Pertence à  sociedade, às comunidades, às igrejas, as ações não-governamentais, a todos os que contribuem para combater a violência”, finalizou.

Confira  a íntegra do discurso do governador Geraldo Alckmin

Macedo Júnior