Alckmin fala sobre o IDH de São Paulo e sobre os avanços no programa Creche Escola

Governador detalhou o programa que vai beneficiar crianças de zero a cinco anos

ter, 06/08/2013 - 14h10 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin começou o programa falando do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de São Paulo, declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como melhor índice do país no Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

“O IDH mede o progresso em três áreas: educação, saúde e renda. O estado de São Paulo avançou em todas elas, e é hoje o estado com melhor IDH do país segundo dados do Atlas 2013, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, chamado Pnud”, disse Alckmin, que destacou a evolução de São Paulo “O Estado de São Paulo estava em segundo lugar no Atlas do Pnud em 2000; estava atrás de Santa Catarina e agora é o primeiro entre todos os 26 estados do Brasil, excluído o Distrito Federal”.

O governador também destacou o convênio com 315 municípios para ampliação do programa Creche Escola. “[o ensino das] crianças de zero até cinco anos, chamado ensino infantil, pela Constituição é de responsabilidade da prefeitura. (…) Nós resolvemos ajudar a prefeitura para mais rapidamente ampliar as vagas em creches e em EMEI [Escola Municipal de Ensino Infantil], disse Alckmin.

“Hoje as mamães precisam trabalhar, têm inúmeros afazeres e muitas vezes têm com quem deixar os filhos. E criança pequena, quanto menorzinho, mais cuidado e mais atenção precisa ter. Então nós lançamos o programa Creche Escola, e a nossa meta é ultrapassar R$ 1 bi em investimento abrindo vagas”.