Alckmin fala sobre meio ambiente, habitação, geração de emprego e transportes

Assuntos foram tema do programa de rádio "Conversa com o Governador" nesta semana

ter, 25/09/2012 - 13h15 | Do Portal do Governo

No programa de rádio “Conversa com o Governador”, Geraldo Alckmin falou sobre a visita que fez a Cubatão no Dia da Árvore, 21 de setembro. “Nos bairros cota, na Anchieta, realizamos o plantio de 150 espécies nativas. Marcamos o início do reflorestamento de 1,27 mil hectares na Serra do Mar. Vamos plantar um milhão de mudas nativas”, disse.

Houve, também em Cubatão, a entrega de moradias. As duas ações fazem parte do programa de recuperação da Serra do Mar. “Já entregamos 518 apartamentos. São famílias que saíram dos bairros cota. Moravam em regiões perigosas, em condições precárias e sob risco de desabamento.”

Alckmin falou também da instalação da nova fábrica Foxconn no Estado, em Itu. “A fábrica gera 5 mil empregos. Isso equivale às vezes a três montadoras. O investimento ultrapassa R$ 1 bilhão.” O governador afirmou que a área de pesquisa e tecnologia tem tudo a ver com São Paulo. “Colocamos 1,5% do PIB em pesquisa e desenvolvimento. Isso é mais do que o investimento de muitos países da América Latina.”

O Estado, segundo Geraldo Alckmin, contribui de várias formas com a conquista dos novos empregos. “Temos infraestrutura e logística muito boas. Por exemplo, a duplicação da rodovia que liga Itu a Sorocaba. E também em recursos humanos, com pessoas bem capacitadas: Via Rápida, que são cursos de 80 e 100 horas; Etecs, com formação técnica de nível pós-médio; Fatecs, que são curso superior. São grandes investimentos nas pessoas”, afirmou. O governador disse ainda que o Estado acelera as licenças ambientais, dá apoio pela agência Investe SP e estimula a economia com incentivos fiscais.

No programa, Alckmin também falou da entrega de dois novos trens para a Linha 8 CPTM. “Não é trem reformado, é trem 0km, o mais moderno do mundo”, afirmou. Mais 26 novos trens serão entregues à CPTM, totalizando 105 novas composições. Em Osasco, Alckmin visitou as obras da estação do município. “Está uma beleza: escadas rolantes, estação ampliada e modernizada, melhorando também o sistema viário da cidade.”

No município de Guarulhos, o governador entregou o Terminal Cecap da EMTU. “Já havíamos entregado o Terminal Taboão. Agora, o Terminal Cecap. Até dezembro, vamos entregar o corredor exclusivo de ônibus entre os dois terminais. E estamos licitando mais um trecho de 14,5km, que vai do Terminal Cecap até Vila Galvão e, depois, até Tucuruvi, no Metrô.” O governador lembrou ainda que está sendo realizada a licitação para uma nova linha de trem, o Expresso Guarulhos. “Vamos iniciar a obra já no início de 2013. Teremos o Expresso Guarulhos funcionando em até 30 meses.”

Na área de saneamento básico, Alckmin falou da vistoria às obras do Projeto Tietê. “Vamos passar de 84 para 87% de coleta, e de 70 para 84% de esgoto tratado na Região Metropolitana de São Paulo até 2015.”

Do Portal do Governo do Estado