Alckmin fala sobre a compra de veículos para as Apaes

Estado entregou 269 automóveis para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais utilizarem no transporte de seus alunos

ter, 17/09/2013 - 18h05 | Do Portal do Governo

No programa Conversa com o Governador, Geraldo Alckmin falou sobre a compra dos veículos escolares para as Apaes (Associação de Pais e Amigos do Excepcionais). “Um grande reforço na nossa parceria com as Apaes, que lutam muito para dar qualidade de vida às crianças, jovens e adultos com deficiência”, afirmou.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O Estado entregou 269 veículos para as Apaes utilizarem no transporte de seus alunos em 246 cidades paulistas. Adaptados para pessoas com deficiência com elevadores que facilitam os deslocamentos, os automóveis vão servir para as atividades escolares e passeios. As Apaes podem escolher se querem micro-ônibus ou ônibus, todos 0 km. São veículos com 10, 15 ou 22 lugares. Os veículos serão entregues para 251 entidades em cidades do interior e 18 na capital e Região Metropolitana de São Paulo.

Alckmin lembrou que as escolas estaduais regulares são inclusivas, ou seja, recebem alunos com deficiências de todos os tipos, visual, surdez e também intelectual. Hoje, estudando junto com os outros alunos, existem 60 mil crianças e jovens com deficiência em escolas regulares de São Paulo. Quando necessário, esses alunos são atendidos em salas adaptadas, acompanhados por cuidadores e professores especializados.

O aluno é encaminhado para a Apae quando é constatado por médicos e pelos profissionais da Secretaria da Educação que ele precisa de uma assistência de saúde constante e apoio permanente. Nesse caso o estudante é encaminhado para entidades conveniadas que desenvolvem um trabalho de grande importância. “O Governo do Estado e a Secretaria da Educação reconhecem a grande importância do trabalho das Apaes”, disse Alckmin.

O governador destacou que os convênios entre o Estado e entidades assistenciais de educação especial representam um investimento de R$ 110,5 milhões. Só para a compra de veículos adaptados para transporte dos alunos São Paulo vai investir mais R$ 40 milhões.

Do Portal do Governo do Estado