Alckmin fala sobre a ampliação do Acessa Escola

Projeto é reconhecido como o maior programa de inclusão digital do país

qua, 08/01/2014 - 15h07 | Do Portal do Governo

No primeiro programa Conversa com o Governador de 2014, Geraldo Alckmin falou da ampliação do Acessa Escola. “É o maior programa do Brasil de inclusão digital de estudantes, professores, servidores e todos que atuam na escola pública”, destacou. “Vamos trocar até o final deste semestre 80 mil computadores que já existem nas escolas. Já trocamos 30 mil no ano passado. A meta é renovar todos os computadores da rede estadual”, afirmou Alckmin. O programa, que já funciona em 3.715 escolas do Estado, será implantado em mais 453 unidades, atendendo, ao todo, 3,8 milhões de alunos.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Além da inclusão digital, os estudantes do ensino médio são qualificados para trabalhar como monitores dos outros alunos. “Eles são escolhidos em processo seletivo. Estes estagiários são alunos das próprias escolas. Hoje são 9 mil, e estamos ampliando para 11 mil. Vamos aumentar o valor da bolsa. Vão ganhar R$ 380 por mês mais vale-transporte.”

No ensino superior, Alckmin falou dos cursos universitários que passarão a ser oferecidos pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Os cursos começam em março e incluem Licentiatura em Matemática, Química e Física. “São as áreas em que mais temos falta de professores”, afirmou Alckmin.

O governador lembrou também que, no final do mês, sai o resultado do maior concurso para contratação de professores do Estado de São Paulo: “59 mil vagas que foram disputadas por mais de 320 mil candidatos inscritos para dar aulas nas escolas públicas do nosso Estado. Os primeiros 20 mil professores serão chamados ainda neste primeiro semestre.”

Ao final do programa, Alckmin lembrou que o Estado é referência nacional em inclusão digital. “São Paulo não deixa ninguém para trás, ensinando as pessoas a usarem o computador e oferecendo computador para quem não tem.” O governador citou o Acessa São Paulo, programa que permite acesso à internet gratuita e de qualidade. “Neste primeiro programa do ano, quero que todos que nos acompanhem guardem que, em termos de inclusão digital de estudantes, São Paulo está fazendo escola.”

Do Portal do Governo do Estado