Alckmin fala do início da campanha de vacinação contra o HPV

Assunto foi destaque no programa de rádio Conversa com o Governador

seg, 10/03/2014 - 13h31 | Do Portal do Governo

No programa de rádio Conversa com o Governador desta segunda-feira, 10, o governador Geraldo Alckmin falou sobre o início da campanha de vacinação contra o HPV. “Começamos uma grande campanha de vacinação das meninas de 11 a 13 anos de idade contra o papilomavírus humano, o chamado HPV, uma das principais causas de câncer de útero”, disse o governador.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

Alckmin destacou a participação das famílias. “Estamos chamando os pais, os avós ou quem mais puder da família para que participem desta campanha de vacinação que vai proteger a saúde das meninas agora e na vida adulta.”

A campanha de vacinação termina no dia 10 de abril. “Basta ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa, de preferência com a caderneta de vacinação. Se não tiver a caderneta, não tem problema, faz outra na hora. Além dos postos de saúde, a vacinação também pode ocorrer em escolas, a critério de cada município”, disse.

O governador destacou que a vacinação é importante para combater o câncer no colo do útero. “A vacinação feita de forma correta, em três etapas, diminui muito a incidência de câncer de colo de útero nas mulheres. A eficácia da vacina é de 98,8%”, disse.

A expectativa é que sejam vacinadas 808 mil meninas de 11 a 12 anos no Estado, o que representa 80% de todas as garotas nesta faixa etária em São Paulo.

Atualmente, a vacina é importada, mas em alguns anos será fabricada pelo Instituto Butantan. “O Butantan produz 93% das vacinas e soros do país. Em cinco anos, teremos 100% desta vacina produzida aqui no Brasil, aqui em São Paulo”, finalizou Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado