Alckmin fala de tratamento de dependentes químicos e incentivo a projetos da Copa 2014

Além disso, o governador também comenta a inauguração da Fábrica de Cultura, a amplicação do Hospital do Mandaqui e os 116 anos do Horto Florestal

qua, 15/02/2012 - 17h00 | Do Portal do Governo

Neste programa de rádio Conversa com o Governador, Alckmin fala sobre  o Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas, o Cratod, que fica no bairro do Bom Retiro, na capital. A unidade vai funcionar 24 horas por dia, a partir de março, incluindo finais de semana e feriados, prestando atendimento a dependentes químicos.  

O Cratod oferece acompanhamento especializado às pessoas que precisam de tratamento, com equipes de médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e até dentistas, além de distribuir gratuitamente medicamentos. Só em 2011, a unidade realizou 27 mil atendimentos.

O Governo do Estado irá implantar mais 700 novos leitos de internação para esse fim. Atualmente são mantidos 482 leitos, em clínicas próprias ou contratadas para internação de dependentes químicos. De imediato serão implantados, ainda no primeiro semestre de 2012, 247 leitos. São 40 na capital, 135 em Itapira e 72 em Botucatu. Em 2 anos, serão 1200 vagas.

Só para se ter uma idéia da importância desta ação, desde 3 de janeiro quando foi iniciada a Operação Centro Legal, um total de 224 pessoas que estavam na Região da Nova Luz foram encaminhadas para clínicas de internação voluntariamente.

Além disso, o governador falou sobre os incentivos do Estado para obras de infraestrutura para a Copa de 2014. Foi criada uma linha especial de crédito com juros, subsidiados pelo Governo, de apenas 2% ao ano para as prefeituras e a iniciativa privada tocarem projetos de infraestrutura nas 37 cidades paulistas candidatas a Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo. Para a iniciativa privada, a linha de crédito deve financiar a construção de hotéis e pousadas, além de ampliação e modernização de centros esportivos.

Na área da Cultura, Alckmin lembrou da inauguração da unidade do Jardim São Luís, na Zona Sul, no último final de semana e das outras três unidades já abertas no ano passado na Vila Curuçá, Sapopemba e Itaim Paulista, na Zona Leste. Além das quatro já inauguradas, o governador afirmou que mais cinco estão sendo construídas nos bairros de Capão Redondo (Zona Sul), Cidade Tiradentes (Zona Leste), Jaçanã, Brasilândia e Vila Nova Cachoeirinha (Zona Norte). Ainda será construída mais uma unidade no bairro do Glicério, em um projeto integrado à recuperação do antigo Quartel do Parque Dom Pedro II.  

Este projeto tem por objetivo combater a violência, oferecendo lazer e entretenimento gratuitos às famílias e às crianças e jovens, ajudando no processo educacional, despertando talentos na área de teatro, cinema, circo.

Sobre as ações de Saúde, o governador falou das obras de reforma e ampliação do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, o maior hospital público da Zona Norte de São Paulo. O número de leitos passou de 300 para 450, além de dobrar o número de leitos de UTI adulto e aumentar o número de cirurgias de 4.800 para 7.200 por ano.

Pelo Meio Ambiente, o aniversário de 116 anos do Horto Florestal foi o tema da conversa. O local, que é referência para a população da Zona Norte, receberá investimentos de R$ 15 milhões na sua reforma e revitalização. O valor é fruto de compensação ambiental e será investido para melhorar as trilhas, a parte de acessibilidade, iluminação, desassoreamento dos lagos e os locais para as crianças brincarem.  O local recebe, em média, 720 mil visitante por ano.