Alckmin fala de bolsa educacional e tratamento de gestantes com dependência química

Na pauta, inscrições para o Bolsa Universidade e o novo serviço especializado em internação de grávidas dependentes

ter, 10/04/2012 - 15h00 | Do Portal do Governo

Nesta edição do programa de rádio Conversa com o Governador, Alckmin lembra aos interessados que o programa Bolsa Universidade encerra inscrições na próxima sexta-feira, 13. Há 6,6 mil vagas distribuídas para todo o estado de São Paulo.

O Programa Bolsa Universidade oferece bolsas para estudantes matriculados em uma instituição de ensino superior conveniada ao Projeto. Em contrapartida, o universitário atuará como educador, aos sábados e domingos, em uma escola pública participante do Escola da Família, que abre as portas das escolas estaduais para toda a comunidade dos bairros nos finais de semana. As inscrições devem ser feitas no site www.escoladafamilia.fde.sp.gov.br.

Na área da saúde, Alckmin destaca a implantação do primeiro serviço especializado em internação de grávidas dependentes químicas. São 10 novos leitos de uso exclusivo para grávidas, na clínica estadual do Hospital Psiquiátrico Lacan, em São Bernardo do Campo. Para ser encaminhada ao novo serviço, a gestante deve procurar voluntariamente o Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas), na região central da capital (rua Prates, 165 – Bom Retiro), que desde março funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, para passar por processo de triagem.

Além dos 10 leitos exclusivos para internação de gestantes com dependência química, o Hospital Psiquiátrico Lacan também oferece outros 70 leitos especializados para o tratamento de adultos, de ambos os sexos. E nos próximos dois anos, o governo vai investir cerca de R$ 250 milhões para implantação de 700 novos leitos de internação para dependentes em álcool e drogas no Estado de São Paulo.