Alckmin fala da nova Universidade Virtual de São Paulo

Governador frisou o uso da tecnologia de informação para expansão do ensino superior público de qualidade

qui, 19/04/2012 - 16h46 | Do Portal do Governo

Nesta edição do programa de rádio Conversa com o Governador, Geraldo Alckmin fala sobre a criação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a Univesp, cujo projeto de lei foi enviado à Assembleia Legislativa. Alckmin aponta que o trabalhador poderá estudar sem sair de casa. A maior parte das atividades acontece pela internet com apoio da Univesp TV, canal de televisão que dará apoio aos cursos.

O governador ressaltou que não se trata de algo novo, mas da utilização das tecnologias de informação e comunicação para levar a universidade pública, gratuita, a quem precisa. A expectativa é ter em menos de quatro anos perto de 24 mil alunos estudando nos mais variados cursos, inclusive nas engenharias. 

A Univesp contará com parceiros de peso: a Universidade de São Paulo (USP), ranqueada entre as melhores universidades do mundo; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), o Centro Paula Souza, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação Padre Anchieta.

Segundo o governador, o objetivo é começar a operar a partir do ano que vem, com curso de formação de gestores para micro e pequenas empresas através do Centro Paula Souza. Os demais cursos serão implantados gradativamente à medida que forem sendo credenciados pelo Ministério da Educação. Alckmin destacou que o conceito fundamental da Univesp é o uso intensivo da tecnologia de informação para expansão do ensino superior público gratuito de qualidade.

Por fim, o governador falou das aulas de inglês online para alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A primeira turma de 25 mil alunos começou suas aulas no dia 5 de março. As inscrições para a segunda turma podem ser feitas até o dia 30 de abril na página da Escola Virtual de Programas Educacionais de São Paulo, a evesp.cursos.educacao.sp.gov.br.