Alckmin explica medidas paulistas para ampliar geração de energia ao vice-presidente Marco Maciel

Entre as medidas está a antecipação da entrada em operação de turbinas na Usina Eng. Sérgio Motta

qua, 16/05/2001 - 20h22 | Do Portal do Governo


Entre as medidas está a antecipação da entrada em
operação de turbinas na Usina Eng. Sérgio Motta

O governador Geraldo Alckmin recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 16, a visita do vice-presidente da República, Marco Maciel, que veio acompanhado do presidente estadual do PFL, Cláudio Lembo. “Foi uma visita protocolar, o vice-presidente estava em São Paulo e veio tomar um café”, disse Alckmin. Segundo o governador a conversa girou em torno da questão energética. “Eu o coloquei a par das medidas que São Paulo está tomando no sentido de ajudar na falta de energia”.

Alckmin explicou que a primeira delas é a antecipação em 60 dias do cronograma de funcionamento de duas turbinas da Usina Eng. Sérgio Motta. “A décima turbina vai ser colocada agora em junho e a décima primeira em setembro. Cada uma delas adiciona 100 megawatts ao sistema elétrico”.

A segunda medida é em relação à Usina de Piratininga, no bairro de Pedreira, Zona Sul da Capital, onde serão colocadas mais duas turbinas até o final do ano. Além disso, o óleo combustível será substituído por gás natural, garantindo mais eficiência. O ganho pode chegar a 400 megawatts.

Em relação à terceira medida, Alckmin informou que propôs ao presidente Fernando Henrique, durante encontro ocorrido no último domingo, que a Eletrobrás firme parceria com a EMAE para colocar em operação o sistema de limpeza do Rio Pinheiros por meio de flotação. “A EMAE entraria com metade dos recursos e a Eletrobrás com a outra metade, com isso já se poderia bombear a água do Rio Pinheiros para a Billings, garantindo mais produção de energia em Henry Borden”, observou. O aumento pode chegar a 150 megawatts e mais 250 megawatts quando forem despoluídos os afluentes do Rio Pinheiros.

Outra medida é interromper temporariamente o transporte de produtos pelo Canal de Pereira Barreto, na Hidrovia Tietê-Paraná, para que a água corra direto pelo rio Paraná gerando energia em Ilha Solteira, Jupiá, Porto Primavera e Itaipu, proporcionando um ganho imediato de 800 megawatts.

A quinta medida refere-se ao decreto assinado por Alckmin que determina 20% de redução no consumo de energia nos órgãos do Governo. O governador informou a Maciel que outro decreto determina a redução de 20% também no consumo de água.

Simão Molinari