Alckmin envia projeto de lei para garantir maior proteção ao consumidor

Fornecedores deverão disponibilizar aos clientes todas as informações sobre programas de fidelidade

sex, 02/12/2016 - 19h59 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei com novas normas de proteção aos consumidores paulistas, especialmente àqueles que utilizam programa de pontuação, cartão de fidelidade ou similares. A assinatura do projeto ocorreu durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes nesta sexta-feira (2).

A proposta é obrigar os fornecedores a disponibilizarem aos clientes cadastrados em programas de pontuação cartão fidelidade ou similar, número de pontos acumulados, prazo de validade, formas de extinção e perda dos pontos, bem como todos benefícios gerados.

“Estamos propondo uma lei que beneficiará o consumidor, permitindo um melhor acompanhamento dos seus bônus com as empresas”, disse Alckmin. Todas as informações deverão ser prestadas de forma clara e objetiva e também poderão ser disponibilizadas nas páginas das empresas na internet e diretamente no estabelecimento comercial, mediante simples solicitação do cliente, exigindo-se apenas documento de identificação.

O projeto também prevê medidas em relação à inscrição de consumidores nos cadastros de devedores. Obriga que as empresas disponibilizem acesso gratuito, por meios físico e eletrônico, para que o consumidor possa consultar os dados da inadimplência originária da inscrição.

Além disso, os bancos de dados de proteção ao crédito deverão disponibilizar cartilhas on-line de orientação financeira e prevenção ao superendividamento.

Do Portal do Governo do Estado