Alckmin entrega viaturas para Bombeiros e Polícia Civil da Capital e Grande São Paulo

O governador elogiou ação da Polícia Civil de São Paulo que desmantelou rede de comunicação do crime organizado

qui, 31/05/2001 - 16h15 | Do Portal do Governo


O governador elogiou ação da Polícia Civil
de São Paulo que desmantelou rede de
comunicação do crime organizado

As frotas de viaturas da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros da Região Metropolitana de São Paulo receberam um reforço nesta quinta-feira, dia 31. Na Capital, o governador Geraldo Alckmin entregou cinco Unidades Móveis para a Polícia Civil e cinco viaturas de resgate para o Corpo de Bombeiros. Na Grande São Paulo, o governador beneficiou o Corpo de Bombeiros dos municípios de Guarulhos e Barueri, com um veículo cada.

Alckmin lembrou que São Paulo é uma das cidades mais motorizadas do mundo. Ao todo, cinco milhões de automóveis circulam pelo município, o que equivale a um carro para cada dois habitantes. Média superior a de cidades como Tóquio e Nova York. “O número de acidentes não é pequeno”, observou. Além disso, a lentidão do trânsito dificulta a locomoção das unidades de resgate. “Quanto mais rápida for a ação na emergência e quanto mais eficiente ela for, maior a possibilidade da pessoa sobreviver e de ter menores seqüelas”, afirmou. O governador destacou ainda que os acidentes são a terceira principal causa de mortes no Brasil. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de São Paulo, coronel Wagner Ferrari, enfatizou que, de todos os chamados que recebem no Estado, 68% são para atender casos de resgate.

A maneira encontrada pelo Governo paulista para agilizar a chegada do socorro às vítimas de acidentes foi a ampliação da frota do Corpo de Bombeiros, que subiu de 45 para 50 veículos. De acordo com Ferrari, a demanda de atendimento dos Bombeiros cresce cerca de 20% ao ano. Em 1999, o Corpo de Bombeiros de São Paulo atendeu 170 mil ocorrências no Estado. Esse número subiu para 195 mil, em 2000, e a estimativa é que chegue a 220 mil este ano.

Ferrari também contou que, para driblar as dificuldades do trânsito, os Bombeiros já estão operando com 18 motos em seis postos mais críticos da Capital. “A moto chega mais rápido e faz o primeiro atendimento. Quando o resgate chega, a vítima já está imobilizada e pronta para ser transportada para o hospital”. A idéia é implantar esse sistema em todos os 33 postos da cidade.

As novas unidades fazem parte de um lote de 25 veículos adquiridos pela Secretaria Estadual da Saúde. Cada veículo custou R$ 94.530,00. “Esse é um trabalho que não aparece para o público em geral. É um trabalho em que o pessoal da área da Saúde e os Bombeiros, juntos, treinam e preparam suas equipes para prestar melhores cuidados à população”, destacou o secretário da Saúde, José da Silva Guedes. “O Governo tem que trabalhar junto para atender a população”, concordou o secretário da Segurança Pública, Marco Vinício Petrelluzzi. O secretário Guedes também informou ao governador que está sendo feito um levantamento do tempo de uso e das condições das viaturas das grandes cidades do Interior para que esse programa seja estendido para outros municípios do Estado.

Alckmin fez questão de elogiar a ação do Corpo de Bombeiros. “É o orgulho da Polícia paulista. Homens que arriscam suas vidas na defesa da vida dos seus concidadãos. A entidade é admirada pelo nosso povo”, afirmou.

Ontem, o governador entregou duas viaturas para o Corpo de Bombeiros da região do Grande ABC, e uma para Taubaté, no Vale do Paraíba.

Alckmin também anunciou que o Corpo de Bombeiros vai atuar em uma nova parceria com a Secretaria da Saúde. Eles passarão a captar e distribuir leite materno. “Há crianças que nascem e a mãe não tem leite. E o leite materno é fundamental nos primeiros dias, primeiros meses de vida. Nós temos o banco de leite e os Bombeiros vão fazer também o trabalho de captação desse leite materno para salvar vidas e diminuir a mortalidade infantil”, destacou.

Polícia Civil recebe viaturas não caracterizadas

A Polícia Civil da Capital também foi beneficiada com cinco Unidades Policiais Móveis, que custaram R$ 62 mil cada. Esses veículos funcionam como delegacias móveis e ficam em locais onde há mais necessidade, como eventos que contam com grande concentração de pessoas. Duas dessas viaturas não foram caracterizadas com as cores da Polícia Civil. “A Polícia Militar é ostensiva, é preventiva. A Polícia Civil é investigativa, é judiciária. Então, em alguns lugares ela precisa estar descaracterizada para poder impedir o crime e proteger a população”, explicou Alckmin.

Petrelluzzi afirmou que as viaturas não caracterizadas servirão para que a Polícia possa vigiar a ação de marginais, investigar com profissionalismo e melhores condições. “Por incrível que pareça, nunca se procurou dotar a Polícia Civil com esse tipo de equipamento. No Governo Mário Covas/Geraldo Alckmin, esse esforço vem sendo feito e o resultado é o incremento da investigação e da prevenção de crimes”, disse.

O governador declarou que a Polícia de São Paulo vem se destacando como a melhor polícia do Brasil. “Cada dia que passa, fica mais bem treinada, mais bem equipada – com equipamentos modernos, de primeiro mundo, mais estruturada para enfrentar o crime organizado”.

Alckmin fez questão de cumprimentar a Polícia Civil, especialmente o Departamento de Investigação Sobre o Crime Contra o Patrimônio (Depatri), que na quarta-feira, dia 30, descobriu e desmantelou centrais telefônicas do crime organizado (pertencentes ao chamado PCC). “Eram centrais telefônicas que se comunicavam com o País inteiro, determinavam assaltos a bancos e morte de pessoas. Isso tudo foi estourado, se desbaratou, se desarticulou esse trabalho do crime organizado e, a partir disso, será possível chegar a inúmeras dessas quadrilhas, que atuam não só em São Paulo, mas em todo o País”, destacou.

Cíntia Cury