Alckmin entrega sete viaturas e inaugura escritório da Junta Comercial em São José do Rio Preto

Governador autoriza a construção de mais 582 moradias populares e a implantação de um Infocentro

qua, 06/06/2001 - 20h43 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, dia 6, em São José do Rio Preto, quatro Bases Comunitárias Móveis para a Polícia Militar, duas viaturas de resgate do Corpo de Bombeiros e uma delegacia móvel da Polícia Civil. O governador inaugurou ainda a sede do escritório regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo – Jucesp.

Alckmin liberou também recursos para a instalação de um Infocentro no município, com 15 computadores, para atender a população de baixa renda. Autorizou a construção de mais 582 apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), com investimentos de R$ 12 milhões. “Atualmente estão em construção 490 unidades habitacionais no município e até outubro o Governo pode autorizar a construção de mais 700 habitações”, disse Alckmin.

O governador explicou que duas das quatro bases comunitárias móveis entregues são para São José do Rio Preto, uma para Fernandópolis e a outra para Catanduva, permitindo maior agilidade e eficiência ao trabalho policial na região. “Essas bases representam um novo conceito de policiamento, integrando a Polícia à comunidade”, acrescentou Papaterra Limongi, secretário-adjunto da Segurança Pública.

As unidades podem se deslocar para os bairros mais distantes e funcionar como um posto policial normal, aumentando a capacidade de mobilização da polícia, registrando ocorrências ou servindo de base para investigações. As novas bases móveis serão incorporadas a uma frota que já conta com 200 unidades, sendo 86 na Capital, 51 na Região Metropolitana de São Paulo e 63 no Interior. Cada base tem capacidade para conduzir até 12 policiais e conta com sistema de rádio e praticamente todos os demais equipamentos que fazem parte de uma base fixa.

O prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo (PPS), fez um apelo para que o Governo agilize os estudos para a construção de um Centro de Detenção Provisória – CDP – no município, já que o superlotado cadeião da cidade é um dos problemas mais críticos de São José do Rio Preto. “A Câmara Municipal já aprovou a destinação de uma área de 18 alqueires para a construção do CDP”, informou o prefeito. A capacidade do cadeião é de 200 presos, mas tem hoje mais de 400.

Alckmin respondeu que a construção de presídios é uma das prioridades do governo. ‘Vamos verificar se o local é adequado, se tem infra-estrutura compatível e avaliar os custos. Tão logo este estudo seja concluído vamos dar um parecer dessa área’, disse Alckmin.

Descentralização e participação

“A implantação de escritórios regionais da Jucesp em todo o Interior é fruto de uma boa parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura e a sociedade civil”, disse Alckmin ao inaugurar o escritório de São José do Rio Preto. Os escritórios regionais têm capacidade de realizar 90% dos serviços executados na sede da Jucesp na Capital, em menor prazo de tempo.

O secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Edson Vismona, destacou que o município tem hoje 50 mil estabelecimentos comerciais. “O escritório da Jucesp vai executar dois mil serviços como constituições, alterações e baixas de firmas mercantis individuais, sociedades limitadas, cooperativas e demais sociedades do Código Comercial, sem que os comerciantes, contadores e advogados da região se desloquem a São Paulo”, afirmou.

O escritório regional conta com a participação de entidades de classe do município como a Associação Comercial e Industrial, Associação das Empresas de Serviços Contábeis, Sindicato dos Serviços Contábeis, Sindicato do Comércio Varejista e Sindicato dos Contabilistas.

Atualmente, a Jucesp tem nove escritórios regionais: Bauru, Campinas, Sorocaba, Guarulhos, Marília, São José dos Campos, Limeira, Santo André e SIMPI na Capital. Quanto aos postos regionais, a Jucesp conta com 51, sendo que está para ser implantado mais um no município de Santana do Parnaíba.