Alckmin entrega novos trens para frota da CPTM

Composições fazem parte de um total de 105 adquiridas recentemente

qui, 24/02/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 13h30)

O governador Geraldo Alckmin e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, entregaram três novos trens para a operação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) nesta quinta-feira, 24, na Estação Júlio Prestes, na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi).

As novas composições fazem parte de um total de 105 trens adquiridos pela CPTM recentemente. Com essas três unidades, o número de novos trens entregues chega a 43, todos equipados com tecnologia de ponta como ar-condicionado, câmeras de vigilância, sistema de informação audiovisual (monitores de vídeo e displays).

“Hoje estão entrando em operação mais três trens zero quilômetro, novinhos, e cada trem (tem) oito carros. Então são 24 carros novos para operar na linha 8, que é a linha da estação Júlio Prestes até Itapevi, é a linha que vai para a região oeste”, disse Alckmin.

As seis linhas da CPTM estão passando por processo de revitalização, com aquisição de trens, modernização de estações e da infraestrutura (sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea, via permanente e construção de passarelas).

“Até o mês de junho, mais 15 trens, oito carros cada trem, 120 carros a mais e até o ano que vem 62 trens a mais, oito carros cada um, quase 500 carros a mais. Então nesta linha 8, que é de sete minutos no horário de pico o intervalo entre trens, deverá ser reduzida para quatro minutos”, declarou o governador.

A Linha 8-Diamante, que abrigou o evento desta quinta-feira, é um exemplo desse processo, com investimentos totalizando R$ 600 milhões. Atualmente, a linha atende a mais de 420 mil usuários por dia, a maioria proveniente das cidades de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco.

Além de Itapevi e Engenheiro Cardoso, cujas obras foram concluídas no ano passado, as seguintes estações da Linha 8 passam por modernização: Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco. Construídas na década de 1980, essas estações terão novos acessos, mezanino, passarela, equipamentos de acessibilidade (elevador, banheiro exclusivo, piso e rota táteis, comunicação em Braille, adequação de corrimãos, rampas etc.), SSO (Sala de Supervisão Operacional), salas técnicas e operacionais.

Novos sistemas de sinalização e controle de tráfego, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente também estão sendo implantados na Linha 8.

Tecnologia sobre trilhos

Fabricados pela CAF, os três novos trens, com oito carros cada, possuem design arrojado na parte externa, que traz a nova comunicação visual da CPTM, com predominância de vermelho, mais as cores cinza e branco. A parte interna também tem layout moderno e funcional.

As composições são equipadas com sistema de monitoramento por câmeras no interior dos carros, além de câmeras externas no primeiro e último carros que mostram a movimentação na plataforma da estação. Os trens são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

PPP

Em 2010, a CPTM assinou contrato para Parceria Público-Privada englobando a manutenção e renovação da frota da Linha 8-Diamante por 20 anos, bem como a incorporação gradativa de 36 novas composições a partir deste ano.

Todas as intervenções estão em andamento. Com o incremento da frota, somado aos novos sistemas, a Linha 8-Diamante oferecerá mais regularidade e conforto aos usuários.

Da CPTM