Alckmin entrega moradias populares em Programa de Saneamento da Bacia do Guarapiranga

Vice-governador também inaugurou obra viária na Grande São Paulo

qui, 18/01/2001 - 15h41 | Do Portal do Governo

Vice-governador também inaugurou obra viária na Grande São Paulo

O vice-governador Geraldo Alckmin esteve, nesta quinta-feira dia 18, nos municípios de Itapecerica da Serra e de Pirapora do Bom Jesus, na região Metropolitana de São Paulo, para entregar, respectivamente, 81 moradias populares da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU e a pavimentação dos 11 quilômetros de estrada que liga Pirapora à Rodovia Castello Branco (SP-280).

As unidades habitacionais entregues em Itapecerica fazem parte do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Guarapiranga – criado para controlar e recuperar a qualidade da água do reservatório, garantindo o abastecimento e melhorando as condições ambientais e urbanas de todas as áreas que englobam a bacia.

A CDHU está sendo responsável pelo reassentamento das famílias moradoras de favelas na área do Guarapiranga. Além das 81 unidades, outras 34 já foram entregues em 1998, dentro do mesmo programa. Os novos moradores vão pagar prestações que variam de R$ 22,75 a R$43,23.

Alckmin destacou que a realização de obras como esta só foi possível porque o Governo do Estado conseguiu recuperar as finanças públicas com austeridade, respeito ao dinheiro público e eficiência de gestão. Ele explicou que o governador Mário Covas não compareceu ao evento porque optou, juntamente com sua equipe médica, em dar continuidade do tratamento já nesta quinta-feira, internando-se no InCor – Instituto do Coração.

‘O governador tem três grandes predicados na saúde: ser um guerreiro, ter uma boa equipe médica e dispor de uma grande torcida de pessoas, que anonimamente fazem uma corrente de fé por sua saúde’, disse Alckmin acrescentando ‘quero agradecer a todos vocês por esta grande manifestação de carinho e apreço por ele.’

O vice-governador reiteirou que Covas continua no comando do Governo e lembrou que no dia anterior, durante cerimônia de posse do novo secretário da Fazenda, Fernando Dall´Aqua, o governador fez uma espécie de prestação de contas sobre a recuperação do Estado e ‘como é que se colocou a locomotiva de São Paulo novamente nos trilhos, recuperando as finanças públicas sem dar a conta ao povo e sem criar novos impostos’, acrescentou.

Sede de Cidadania

‘A casa é a sede da cidadania. Com esta parceria – Governo e prefeituras – estamos dando vida nova a famílias impossibilitadas de realizar o sonho da casa própria’, comentou o secretário da Habitação, Francisco Prado. Alckmin lembrou que o programa de moradia popular do Governo Covas é a única iniciativa do gênero que contempla até famílias com renda de apenas um salário mínimo.

O prefeito reeleito de Itapecerica, Lacir Ferreira Baldusco (PSDB), disse que em mais de 100 anos de história de emancipação do município nunca foram entregues tantas casas populares como nesta gestão estadual. Além das 81 casas de hoje, Covas entregou outras 34 em 1998, somando 115 unidades. Outras 87 moradias estão sendo construídas pela CDHU no município, informou o presidente da companhia, Luiz Antonio Pacheco.

Baldusco lembrou que, somente no Governo Covas, as obras do Hospital Geral de Itapecerica da Serra foram retomadas e concluídas. O hospital, inaugurado em outubro de 1999 e administrado pelo Sindicato da Construção Civil, tem 220 leitos e no fim do ano passado ganhou o prêmio ‘Galba Araújo’, de reconhecimento pelo estímulo ao parto humanizado. A instituição também está concorrendo ao prêmio ‘Amigo da Criança’, concedido pela Unicef.

Governo do Estado entrega obra prometida há 20 anos

O município de Pirapora do Bom Jesus comemorou na manhã desta quinta-feira, a entrega de 11 quilômetros de estrada que, há 20 anos, vem sendo pedida pelos sucessivos prefeitos ao Governo do Estado. Inaugurada pelo vice-governador Geraldo Alckmin, a nova estrada liga o centro da cidade à rodovia Castelo Branco, facilitando o acesso à cidade que tem sua economia baseada no turismo religioso, prestação de serviços e no comércio.

Alckmin observou que a vicinal será importante para o desenvolvimento da região como um todo, além de melhorar a infra-estrutura do Estado. Lembrando que o turismo religioso já intenso tende a aumentar em razão da facilidade do novo acesso, o vice-governador destacou que obras como o trecho viário entregue são indutoras do desenvolvimento, na medida em que torna o município mais atraente aos investidores. ‘Agora, Pirapora vai também poder expandir suas pequenas e médias empresas, além de poder trazer outros tipos de atividade como a industrial. Essa ligação aproximou o município de São Paulo’, disse.

O prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Raul Silveira Bueno Júnior, (PFL), agradeceu ao governador Mário Covas pelas várias obras realizadas em seu município, destacando a vicinal que a população já chama de ‘a estrada do futuro’. Dizendo que para a cidade a vicinal ‘é a obra do século’, Silveira Bueno contou que ela foi autorizada por Covas em 1996, quando os moradores da região voltaram a ter esperança. ‘Essa cidade esperou 20 anos para ver a promessa se cumprir. Todos os outros governadores prometeram e a obra não saiu’, disse o prefeito. Ele enviou uma imagem de Jesus ao governador e disse: ‘Só Covas trabalha com seriedade e merece ficar bom. Nosso padroeiro é forte e vai fazer com que o governador possa continuar mostrando ao Brasil como se faz política séria, honesta e firme’.