Alckmin entrega Infocentro na Zona Leste

Até o final de 2001 deverão ser inaugurados 60 Infocentros em São Paulo

sáb, 16/06/2001 - 15h14 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin entregou neste sábado, dia 16, o 4º Infocentro da Capital, que faz parte do Programa Acessa São Paulo. A unidade se localiza no Conjunto Habitacional São Judas Tadeu, em São Miguel Paulista, Zona Leste. O programa dá oportunidade à população de navegar gratuitamente na Internet, utilizando os mais modernos equipamentos de informática, como microcomputadores, impressora e recursos de multimídia.

O posto de São Miguel Paulista possui 11 microcomputadores e vai funcionar das 8 horas às 20 horas, seis dias por semana, com monitores treinados por professores da Universidade de São Paulo – USP, para orientar as pessoas interessadas em conhecer e utilizar a Internet. O programa conta atualmente com uma unidade no Jardim São Luiz, Zona Sul; uma no bairro do Campo Limpo (Turma da Touca), Zona Sul; e um posto em Itaquera (Dom Bosco), Zona Leste. Outros seis já estão equipados e os monitores estão em fase final de treinamento.

A líder e presidente do Centro Comunitário São Judas Tadeu, localizado na Vila Progresso, Francisca Valéria Paixão, disse que já há 120 inscritos para participar das atividades do Infocentro. ‘O programa foi muito esperado pela população. Todos estão muito ansiosos para começar’.

Dalmo do Valle Nogueira Filho, secretário adjunto do Governo, contou que esse programa foi idealizado pelo ‘nosso saudoso Governador Mário Covas, para que o jovem da periferia tenha acesso à Internet como qualquer outro cidadão’. Alckmin lembrou que o Infocentro era o xodó do governador Mário Covas e explicou que a informática é uma ferramenta de grande significado social, porque capacita o jovem ao mercado de trabalho que exige cada vez mais conhecimentos nessa área. Ele disse que o povo brasileiro é muito criativo e só precisa de um empurrão para progredir. ‘Esse empurrão será dado pelo acessa São Paulo.’ Alckmin destacou ainda que, antigamente, os países mediam seu poder pelas forças militares e, hoje, essa medida é dada pelo conhecimento.

Ao todo, a Capital terá 60 Postos do Acessa São Paulo. Segundo o secretário adjunto do Governo, até o final do ano todos os postos estarão implantados na Capital. No Interior, serão 64 unidades, das quais seis já foram autorizadas pelo governador e estão em fase de elaboração de convênio com as prefeituras. As ações do Acessa São Paulo vão beneficiar 3,5 milhões de pessoas.

Gláucia Basile / Ercília Della Méa