Alckmin entrega hospital local de Sapopemba

O hospital terá 46 leitos para diversas especialidades

dom, 18/12/2005 - 19h33 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou neste domingo, dia 18, o Hospital Local de Sapopemba, chamado “Sapopembinha”, na Zona Leste Capital. O hospital é uma parceria entre Governo do Estado, Prefeitura da capital e empresas privadas e colocará o bairro de Sapopemba como a primeira região do Brasil a ter um modelo de saúde considerado ideal para atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O governador destacou a importância da parceria e do projeto. “Posso dizer que estamos inaugurando um projeto piloto, que pode ser um modelo de hierarquização do sistema de saúde, especialmente nas regiões metropolitanas”.

Alckmin explicou que estão sendo unidos o Programa Saúde da Família do município, o AMA (Assistência Médica Ambulatorial), o Hospital Local (com 52 leitos com raio-x e ultra-sonografia, que faz pequenas cirurgias) e o Hospital Regional de Sapopemba, que tem 250 leitos e UTI como referência para a região.

Segundo o governador, o Estado vai manter o hospital através de uma OS (Organização Social) que no caso, será a Fundação Faculdade de Medicina da USP. “Ou seja, estamos trazendo o Hospital das Clínicas para gerir o Hospital Local de Sapopemba.

Terá 46 leitos para especialidades de Clinica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Alergologia, Ortopedia, Dermatologia, Fisiatria, Cardiologia, Neurologia e Pneumologia. Mais seis leitos estarão disponíveis para o hospital-dia. A idéia é que seus serviços sejam complementares ao do Hospital Estadual de Sapopemba, inaugurado em 2003, e às Unidades Básicas de Saúde da região.

O “Sapopembinha” prestará atendimento ambulatorial e hospitalar de baixa complexidade para os bairros de Jardim Planalto, Parque Santa Madalena e Vila Industrial, que juntos têm cerca de 60 mil habitantes.

A parceria entre governos estadual e municipal e iniciativa privada foi responsável pela construção do hospital. O Estado investiu R$ 1,1 milhão em equipamentos. À Prefeitura coube a cessão do terreno e material de construção foi adquirido por doações de empresas privadas.

Alckmin destacou que as parcerias permitiram a captação de quase 4 milhões de doações em dinheiro e material. “Tudo para que o hospital que está funcionando, esteja em plena atividade a partir de 15 de janeiro do próximo ano.

Jaina Carvalho/Carlos Prado/Victor Boyadjian