Alckmin entrega expansão da Linha 2 do Metrô

Oito estações da linha devem ganhar mais 90 mil passageiros; atualmente, 270 mil pessoas/dia utilizam a rede

qui, 30/03/2006 - 11h46 | Do Portal do Governo

A população de São Paulo passa a ter mais três quilômetros de metrô. Foi entregue nesta quinta-feira, dia 30, pelo governador Geraldo Alckmin, o trecho entre as estações Ana Rosa e Imigrantes. Alckmin também vistoriou as obras da estação Chácara Klabin.

O próximo trecho, da estação Imigrantes até Alto do Ipiranga, na esquina da avenida Dr. Gentil de Moura com a rua Visconde de Pirajá, vai acrescentar mais 500 metros de vias subterrâneas e mais uma estação, prevista para entrar em funcionamento até novembro de 2006.

Os investimentos nas obras de expansão da Linha 2 do Metrô, de Ana Rosa à estação Alto do Ipiranga, trecho de 3,5 quilômetros de extensão, somam R$ 922,5 milhões, com recursos exclusivos do Governo do Estado. Durante os primeiros 15 dias, as operações serão feitas das 10 às 15 horas.

A estação Imigrantes está em fase final de instalação de equipamentos e paisagismo. A estação Chácara Klabin, mais complexa – porque vai se interligar futuramente à Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Chácara Klabin) – encontra-se em finalização de obras de acabamento (revestimento cerâmico interno e externo), além da instalação de sistemas operacionais.

Novas tecnologias

A instalação de trilhos no trecho Ana Rosa-Imigrantes foi executada sobre “massa-mola”, sistema que reduz ruídos e vibrações na passagem dos trens sobre os trilhos. Essa tecnologia foi utilizada no trecho Oeste da Linha 2, na região do Masp, e próximo à estação Vila Madalena.

90 mil novos usuários

A expansão da chamada “Linha da Paulista” deve acrescentar, diariamente, 90 mil novos passageiros ao transporte metroviário. Atualmente, 270 mil pessoas/dia utilizam-se das oito estações desta linha (Ana Rosa, Paraíso, Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação, Clínicas, Sumaré e Vila Madalena), que opera 7 quilômetros subterrâneos, entre as estações Vila Madalena e Ana Rosa.

Convênio

Na ocasião, foi assinado um convênio entre o Governo paulista e a Prefeitura de São Paulo no valor de R$ 240 milhões para recuperação da Avenida dos Bandeirantes. Atualmenmte, a avenida conta com quatro faixas em cada sentido. O projeto prevê mais uma de cada lado. Haverá também a separação de tráfego de veículos pesados (caminhões e ônibus) e de carros. Os caminhões trafegarão em duas faixas exclusivas à esquerda em cada sentido. Já os automóveis terão três faixas de cada lado. Para alargar a avenida, será reestruturado o canteiro central.

A avenida é o principal eixo de ligação entre oa Marginal Pinheiros e o sistema Anchieta-Imigrantes. Pela avenida passam, por dia, 250 mil veículos. Desse total, são 28 mil caminhões que utilizam a via para chegar ao Porto de Santos.

O prefeito José Serra comemorou o convênio e disse que a prefeitura já possui 25 convênios com o Governo paulista.