Alckmin entrega Estação de Tratamento de Esgotos em Cerquilho

Com início da operação da nova ETE , serão tratados 100% do esgoto da área urbana

sex, 15/07/2011 - 13h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 15h) 

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira, 15, mais uma Estação de Tratamento de Esgotos em Cerquilho. A obra recebeu investimentos de R$ 3 milhões do Governo do Estado e tem capacidade para tratar os esgotos de 17 mil moradores da região do bairro Aliança, o que corresponde a 42% da população.

Cerquilho já possui outras duas estações de tratamento de esgotos. A entrada em operação da nova ETE contribui para a despoluição dos mananciais e para a qualidade de vida da população, já que serão tratados 100% do esgoto da área urbana. Com o início de operação da estação, Cerquilho deixará de lançar os esgotos sem tratamento no Rio Sorocaba, o equivalente a 30 toneladas por mês.

“É uma obra muito importante porque nós temos que cuidar bem das águas. Hoje, o grande problema das águas é esgoto sanitário não tratado. Por isso, nossa prioridade com água tratada, de qualidade, e esgoto também tratado”, declarou o governador.

Esta é mais uma ação do Água Limpa, programa criado para atender as necessidades de saneamento dos municípios com até 50 mil habitantes. O Governo do Estado disponibiliza os recursos financeiros para a construção das estações de tratamento de esgotos e a implantação de emissários e estações elevatórias, contrata a execução das obras ou presta, através das várias unidades do DAEE, a orientação e o acompanhamento técnico necessários.

Também participaram do evento o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, e o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Alceu Segamarchi Junior.

Nesta sexta-feira, 15 de julho, o governador também autorizou obras de saneamento em Araçariguama, Anhembi e Barra Bonita.

Da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos