Alckmin entrega escola para ensinos médio e fudamental em Leme

O prédio tem instalações modernas com 12 salas de aula, quadra poliesportiva, cozinha, secretaria e hall

sex, 18/05/2001 - 19h53 | Do Portal do Governo

A Escola Estadual Professor Pedro Celestino Tonolli, inaugurada oficialmente nesta sexta-feira, dia 18, pelo governador Geraldo Alckmin no município de Leme, é um bom exemplo de como deve ser tratado o ensino público.

Em funcionamento desde março último, o prédio tem instalações modernas, 12 salas de aula, quadra poliesportiva, cozinha, secretaria e um amplo hall. A escola era uma antiga reivindicação dos moradores do bairro São Joaquim e de outros bairros vizinhos. Sua obra, porém, foi parada pelas gestões anteriores.

Segundo o prefeito da cidade, Geraldo Macarenko (PFL), havia uma lacuna no local. ‘Desde que assumi, me perguntavam sobre a conclusão da obra e eu respondia que acreditava na seriedade do atual Governo para retomá-la’. Recepcionado por centenas de crianças, Alckmin disse que estava bastante satisfeito com a conclusão do prédio, cujo custo foi de R$ 525 mil. ‘Foi um ótimo investimento que a própria população pagou. O Governo só administra’, lembrou ele.

Para a estudante Jussara Martina da Silva, de 11 anos, a nova escola é muito melhor que a anterior. ‘Antes estudava longe de casa e precisava pegar ônibus. Agora está bem mais fácil e não chego tarde em casa’. A diretora da nova escola, Maura Bertini Ferreira, explicou que a região precisava do prédio, já que os 1.103 alunos estavam espalhados por outras cinco escolas da cidade. ‘Foi a realização de um sonho da comunidade’.

Alckmin destacou que é a própria comunidade a verdadeira dona da escola. ‘Ela não é do diretor, dos alunos e tão pouco do Governo, porque todos nós vamos passar e a escola vai ficar. Por isso, ela pertence ao bairro e deve ser bem cuidada’. Ele informou que o Governo vai repassar um laboratório de informática à escola e ainda construir uma nova instituição para atender a demanda do Ensino Médio em Leme.

‘Antigamente os países se dividiam entre ricos e pobres ou entre fracos e fortes’, disse o governador, acrescentando ‘hoje é entre quem tem conhecimento ou não, um instrumento que já se tornou a nova forma de colonização’. Para ele, investir na área da Educação é a melhor forma de investimento de qualquer Governo coerente.

O secretário-adjunto de Educação, Hubert Alqueres, ressaltou que a Educação é prioridade do Governo desde 1º de janeiro de 1995. ‘Aqui, todos vão ter cinco horas de aula diariamente’, disse ele sustentando que quanto mais tempo a criança permanecer na escola, mais poderá aprender e se preparar para o futuro.

Saúde e Racionamento

Durante a inauguração da escola, o governador Geraldo Alckmin também fez a entrega de 1.474 quilos de remédios do Programa Dose Certa. São 41 medicamentos produzidos pela Furp – Fundação para o Remédio Popular e distribuídos gratuitamente pelo Governo do Estado aos 645 municípios paulistas. Alckmin informou que esteve hoje em Águas de Lindóia, onde repassou R$ 18 milhões para ajudar no custeio das Santas Casas. Segundo ele, o montante será pago ao longo dos meses de junho, julho e agosto próximos.

Sobre o racionamento de energia elétrica no País, o governador disse que São Paulo está dando um exemplo. ‘Ontem, houve uma redução de 10% no consumo de energia na área abrangida pela Eletropaulo’, informou. Para ele, a população está mostrando solidariedade. ‘Se todo mundo se conscientizar que deve economizar e evitar desperdício, o problema será bem menor’, completou.

Rogério Vaquero