Alckmin entrega dois novos barcos do Programa Nossa Guarapiranga

Embarcações farão a retirada do lixo que está a 6 metros de profundidade e a remoção de plantas aquáticas

qua, 05/09/2012 - 13h50 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, 5, dois novos barcos do Programa Nossa Guarapiranga. As embarcações, produzidas pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais da Unesp Botucatu, farão a retirada do lixo que está a 6 m de profundidade e a remoção de plantas aquáticas.

LEIA TAMBÉM
Sabesp realiza duplicação do emissário do Córrego Jacu, em Assis  

Alckmin falou  do avanço que as novas embarcações representam na recuperação da Guarapiranga. Os barcos darão continuidade ao trabalho – iniciado em junho de 2011 – que retira aproximadamente 23 m³ de lixo todos os dias do reservatório. “São dois equipamentos: um para tirar macrófita (plantas aquáticas) e outro para fazer a limpeza do fundo da represa”.

O governador exaltou ainda a importância das ecobarreiras no trabalho de limpeza do reservatório: “É um passo importante para a recuperação da represa Guarapiranga, que responde por um quarto da região Metropolitana de São Paulo. São dez ecobarreiras na chegada dos córregos e rios na represa, que seguram a entrada de lixo e evitam a poluição da represa”, comentou o governador.

O Programa Nossa Guarapiranga recebeu mais de R$ 12 milhões em investimento do Governo do Estado e da Sabesp. As ações de remoção de lixo, reflorestamento e controle das plantas aquáticas vão melhorar a qualidade ambiental da represa e garantir boas condições para o lazer e a prática de esportes náuticos.

Do Portal do Governo do Estado