Alckmin entrega centro de informática para moradores da zona norte da Capital

Parte do Programa Acessa São Paulo, o Infocentro visa democratizar acesso à internet e novas tecnologias

qua, 20/06/2001 - 15h27 | Do Portal do Governo


Parte do Programa Acessa São Paulo, o Infocentro
visa democratizar acesso à internet e novas tecnologias

Os moradores do conjunto habitacional Amazonas, no bairro de Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte da Capital, já podem ter acesso à internet e aprender informática gratuitamente.

O governador Geraldo Alckmin inaugurou, nesta quarta-feira, dia 20, mais um Infocentro. Parte do Programa Acessa São Paulo, o centro de informática é equipado com onze microcomputadores (dez estações de trabalho e um servidor), e foi implantado pelo Governo paulista para permitir que a população de baixa renda tenha acesso à internet e a novas tecnologias. “Aqui, todo mundo pode aprender”, disse o governador. Ele afirmou que além de importante instrumento de conhecimento, também vai auxiliar na hora de conseguir emprego.

Alckmin ressaltou que de cada 100 pessoas, apenas duas têm acesso à internet e que o objetivo do Acessa São Paulo é elevar esse índice de 2% para 50%. “Hoje vocês recebem o que há de mais moderno, a melhor tecnologia para poder entrar nesse mundo da informática”, disse.

O Infocentro de Vila Nova Cachoeirinha está instalado numa sala dentro do Conjunto Residencial Amazonas e conta com a parceria da Associação de Moradores. Além de disponibilizar o espaço, a Associação escolheu os monitores que estão sendo treinados na Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP). Os equipamentos foram comprados pelo Governo do Estado, a Microsoft forneceu os softwares e a Telefônica disponibilizou as linhas para conexão à internet. “Essa unidade custou R$ 41 mil. Colocamos os computadores, o servidor, adaptamos o espaço e estamos treinando os monitores. Daqui para frente, é a comunidade que toma conta”, afirmou Alckmin.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Amazonas, Luiz Carlos de Souza, a procura já era grande mesmo antes do início do funcionamento da unidade. “Nossos monitores vão ensinar a usar o computador e acessar a internet, mas aqueles que já têm noção também vão aproveitar”, disse.

Esse é o quinto Infocentro entregue na Capital. Os outros ficam no Jardim São Luiz, Zona Sul; no bairro do Campo Limpo (Turma da Touca), Zona Sul; em Itaquera (Dom Bosco), Zona Leste; e em São Miguel Paulista (Condomínio São Judas), Zona Leste. Até agora, o Governo de São Paulo investiu aproximadamente R$ 800 mil no programa.

Alckmin já autorizou a implantação de seis unidades no Interior. Pelo modelo adotado, os equipamentos serão instalados em bibliotecas municipais ou espaços públicos determinados pelas prefeituras. Para isso, estão sendo firmados convênios com as administrações municipais.

Até o fim deste ano, devem ser instalados 124 Infocentros no Estado, sendo 60 na Capital e 64 no Interior. Para o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Antônio Angarita, o Acessa São Paulo “coloca o Estado e o Governo no futuro”. Segundo ele, os benefícios poderão ser medidos dentro de alguns anos.

Além dos Infocentros, o Programa prevê a implantação de postos de acesso gratuito à internet em locais de grande fluxo de pessoas, como unidades do Poupatempo, que receberão o nome de Pontos de Acesso.

Durante a cerimônia, o governador lembrou aos jovens que o Estado criou o Programa Profissão, pelo qual estudantes que terminaram o Ensino Médio podem fazer, gratuitamente, cursos profissionalizantes de mil horas/aula. São 38 cursos nas áreas mais procuradas pelas empresas, como informática, turismo, entre outros. “Fizemos uma pesquisa com alunos do terceiro ano do Ensino Médio e 93% responderam que gostariam de fazer um curso profissionalizante, além de, mais tarde, poder fazer a faculdade”, afirmou.

Para saber mais sobre o Programa Acessa São Paulo visite o site www.acessasaopaulo.sp.gov.br

Cíntia Cury