Alckmin entrega Bases Móveis Comunitárias em Jundiaí

Viaturas beneficiam nove municípios do Estado

sáb, 14/04/2001 - 13h14 | Do Portal do Governo


Viaturas beneficiam nove municípios do Estado

O governador Geraldo Alckmin entregou na manhã deste sábado, dia 14, Bases Móveis Comunitárias da Polícia Militar, no município de Jundiaí, Região Metropolitana. Foram entregues nove viaturas, sendo três para Jundiaí, duas para Campinas e as demais para Piracicaba, Americana, São João da Boa Vista, Mogi-Guaçu, Bragança Paulista, Limeira e Rio Claro.

As bases móveis são veículos tipo furgão com capacidade para até oito policiais e auxiliam no policiamento preventivo e ostensivo. Podem ser utilizadas também para deslocamento de tropa, como no caso de uma reintegração de posse. O custo de cada unidadel é de R$ 62,5 mil. ‘As viaturas são estratégicas por dois motivos: primeiro porque a Polícia conhece melhor os problemas do bairro e a comunidade fica mais próxima dos policiais; e segundo porque como elas são móveis, é possível uma ação mais eficiente pois os policiais podem estar presentes com maior agilidade’, explicou Alckmin.

Segundo secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, as bases móveis são mais criativas e representam responsabilidade com o dinheiro público, já que, pela mobilidade, é possível atender ocorrências em vários locais com a mesma equipe. ‘Com isso, a Segurança Pública consegue dobrar a capacidade de investimentos na área de policiamento comunitário’, afirmou.

Alckmin disse ainda que a violência tem sido causada também pela desagregação familiar, pelo incentivo ao consumismo e pela impunidade. Ele lembrou o esforço permanente do Governo no combate à impunidade, além das novas viaturas e do aumento no número de policiais. ‘Estamos enviando para a Assembléia Legislativa, um projeto de lei para a criação de quatro mil novos cargos de guardas de muralhas. Com isso, liberamos quatro mil PMs para o policiamento preventivo e ostensivo nas ruas. São Paulo foi o primeiro Estado do Brasil a colocar a Polícia Comunitária em um programa de Governo, compromisso assumido pela atual administração desde 1995.

Governador defende a municipalização frente a manifestantes em Jundiaí

Durante a entrega de bases comunitárias na manhã deste sábado em Jundiaí, o governador Geraldo Alckmin disse não ter medo da municipalização, seja em que área for. A afirmação foi uma resposta a um pequeno grupo de manifestantes desfavoráveis à municipalização do ensino na cidade.

‘Estou vendo meia dúzia de gatos pingados se manifestando e quando vejo uma faixa como esta, lembro do governador Mário Covas que foi xingado, vaiado e até mesmo agredido por fruto da injustiça de uma pequena parcela da população. A população não é boba, sabe diferenciar quem trabalha de quem só faz alarde’, afirmou Alckmin.

O prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad, disse que município é um modelo de educação, inclusive referência nacional, graças a um conjunto de ações do Governo do Estado em parceria com a prefeitura.

Alckmin negou que tenha sofrido qualquer tipo de agressão física no município de Paraguaçu Paulista na última quarta-feira, dia 11, conforme foi divulgado pela imprensa. ‘Não é verdade. O que houve lá foi uma manifestação pacífica, contrária à instalação de uma penitenciária no município.’ Alckmin disse ainda que, inclusive, teve oportunidade de explicar aos manifestantes as razões da construção de novas penitenciárias.

Gláucia Basile / Gislene Lima