Alckmin entrega 57 apartamentos na Bela Vista

Imóveis serão entregues a famílias originárias de cortiços na região central da capital

dom, 18/09/2011 - 15h24 | Do Portal do Governo

Neste domingo, 18, o governador Geraldo Alckmin entregou 57 apartamentos na Bela Vista, região Central da Capital, para famílias originárias de cortiços. O evento aconteceu no Conjunto Habitacional do Bairro Bela Vista, na Rua São Vicente, nº 248. Os imóveis foram construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

As famílias beneficiadas viviam em imóveis insalubres na Vila Itororó e nas Ruas Conde de São Joaquim, Humaitá, Canindé, Conselheiro Furtado, Guilherme Maw e Vinte e Um de Abril. Com a mudança para o novo conjunto, continuarão morando na região central da cidade, mas em moradias com infraestrutura completa.

Com área construída entre 35 m2 e 41 m2, os apartamentos possuem um dormitório, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O conjunto é composto por quatro prédios de cinco e seis pavimentos e conta com centro de apoio ao condomínio, playground, estacionamento e sistemas de medição individualizada de água e gás. Uma unidade térrea do condomínio foi adaptada para pessoas com deficiência. A CDHU investiu R$ 3,7 milhões no empreendimento, viabilizado pelo Programa de Atuação em Cortiço.

Por cinco anos, as famílias beneficiadas pagarão mensalmente uma taxa de concessão onerosa no valor de R$ 120,00. Depois, entrarão no financiamento habitacional, pagando prestações conforme a renda familiar. O valor pago como taxa será abatido do financiamento, que terá ainda subsídios com recursos do governo estadual e do BID, e prazo de quitação de 25 anos.

Vila Itororó

Das famílias que estão recebendo as chaves dos imóveis neste domingo, 36 famílias são moradoras da Vila Itororó. Até o final, outras 50 famílias se mudarão da vila para o conjunto Bela Vista D, em construção na Rua Conde de São Francisco. Com isso, a CDHU está viabilizando o projeto da prefeitura para transformar o local em um equipamento cultural.

Composta de um casarão e 37 casas, a vila foi construída em 1922 por um tecelão português, no quarteirão das ruas Monsenhor Passaláqua, Maestro Cardim, Pedroso e Martiniano de Carvalho. Mais tarde foi arrematada em leilão pela Santa Casa de Indaiatuba. O conjunto de imóveis, que é tombado, se encontra em processo de deterioração e com padrões de habitabilidade precários. A prefeitura irá recuperar essa vila e implantará um equipamento cultural no local. A participação da CDHU no projeto compreende a construção de unidades habitacionais para receber a população oriunda desta localidade.

Da CDHU