Alckmin entrega 500 apartamentos em Itaquera, Zona Leste da Capital

Governo do Estado vai fechar o ano com a marca de 140 mil moradias entregues desde 1995

sáb, 23/12/2000 - 15h02 | Do Portal do Governo


Governo do Estado vai fechar o ano com a marca de 140 mil moradias entregues desde 1995

Uma grande festa, que reuniu mais de mil pessoas, e contou com apresentações circenses, musicais e de teatro, marcou a entrega de 500 apartamentos do Conjunto Habitacional Itaquera C3, no bairro de Itaquera, Zona Leste da Capital, em cerimônia presidida pelo vice-governador Geraldo Alckmin. “O governador Mário Covas sentiria muita alegria se estivesse aqui porque uma das coisas em que ele mais acredita é na força dos mutirões”, disse Alckmin. Ele explicou que o governador não pôde comparecer porque teve de ir ao Incor para fazer o último curativo em conseqüência da cirurgia realizada em 21 de novembro. “Vocês deram um belíssimo exemplo de trabalho”, observou Alckmin, referindo-se ao padrão de qualidade e de acabamento dos 12 prédios que compõem o conjunto. Mais 280 unidades serão construídas no local. Ele completou dizendo que a casa própria é um sonho de toda família porque tira as pessoas do aluguel ou de morar de favor com algum parente.

Construído em regime de mutirão organizado pela Associação Comunitária Beneficente Imaculada Conceição, que é administrada pelo padre Rosalvino, o conjunto terá o nome de “Portal D. Bosco”, em homenagem à Fundação D. Bosco, obra social coordenada pelo padre. A Fundação que vêm contribuindo para uma vida mais digna da população carente como o projeto em que mais de 5.500 pessoas, entre elas os mutirantes, participam de cursos profissionalizantes nas áreas de telefonia, serigrafia, padaria, sorveteria, sapataria, informática, mecânica de automóveis, confecção, marcenaria e eletrotécnica, entre outros. “Padre Rosalvino lembrou que Covas cumpriu seu compromisso de que construiria as moradias, assumido em oito de dezembro de 1998, quando esteve no local para avaliar a área.

O conjunto é totalmente diferente da maioria dos outros erguidos em regime de mutirão. A começar pelo acabamento dos 12 prédios em cerâmica aparente e com fachadas modulares nas cores amarela, azul, bege e rosa salmão. Os telhados também fogem do padrão. São em cerâmica com forro de madeira. Internamente, os apartamentos têm acabamento com gesso nas paredes e pintura impermeável na cozinha e na área de serviço. “Pegamos o projeto básico e fomos adaptando depois de definir com os mutirantes e a CDHU”, explicou Flávio Ximenes, engenheiro responsável pela obra. A arquiteta Catarina Teixeira falou que depois de construído, muitas pessoas que passavam perguntavam se tinha algum apartamento para vender, pensando ser um empreendimento privado. O conjunto ainda vai ganhar arborização e um projeto paisagístico.

Segundo o padre Rosalvino os mutirantes estão sendo elogiados pela CDHU por realizarem um dos melhores projetos para um conjunto habitacional. Pela primeira vez as ligações de água, luz e gás estão sendo individualizadas. “A privacidade é uma das maiores necessidades nos condomínios populares porque as pessoas não estão habituadas a morarem em conjunto”, observou padre Rosalvino. “Este acontecimento vai marcar a história da Zona Leste, disse o bispo da Arquidiocese de São Miguel Paulista, D. Fernando Legal, após abençoar as moradias.

Este ano, o Governo do Estado completa a entrega de 140 mil moradias desde 1995. A meta é até 2002 entregar um total de 250 mil unidades habitacionais em todo o Estado. Estava presente o secretário da Habitação, Francisco Prado.