Alckmin entrega 200 moradias populares na Zona Leste da Capital

Governador também sanciona lei autoriza definitivamente contratos de mutirão

sáb, 09/06/2001 - 14h15 | Do Portal do Governo

Governador também sancionou lei autoriza definitivamente contratos de mutirão

Neste sábado, dia 9, o sonho da casa própria se tornou realidade para mais 200 famílias inscritas no Programa Sonho Meu da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado (CDHU). As unidades habitacionais foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin no bairro Fazenda do Carmo, Zona Leste da Capital. Os apartamentos foram construídos por meio de mutirão, programa pelo qual os próprios mutuários erguem seus apartamentos ou casas.

No evento, o governador também sancionou a lei que autoriza definitivamente contratos de mutirão. Até hoje, o sistema de mutirão era negociado com dificuldade em conseqüência da lei vigente que foi aperfeiçoada. “Seguindo o exemplo de Mário Covas, que queria qualidade de moradia para a população de baixa renda, o Governo do Estado fez o grande esforço e aperfeiçoou o sistema de construção por mutirão, criando a Lei 2.709”, explicou o governador. Ele disse ainda que agora é preciso se esforçar para ganhar o tempo perdido com qualidade e rapidez, para que mais 10.280 famílias conquistem suas moradias.

As unidades entregues hoje fazem parte do Condomínio Mário Covas, edifício muito elogiado por todos os participantes do evento, pela beleza da construção, toda em “tijolo aparente”. O padre Rosalvino, que benzeu as chaves entregues, também elogiou muito a beleza da obra e pediu ao governador que as próximas moradias sigam o exemplo de construção desta.

A primeira moradora a receber as chaves foi Maria Nadir Ferreira, de 48 anos, que morava em uma casa com várias pessoas, onde tinha que dividir as despesas, ficando sem nada de seu salário de R$ 150,00. “Agora eu tenho até frango e frutas na geladeira que consegui comprar”, desabafou. A área dos imóveis é de 51,7 m2, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O financiamento pode ser feito em até 25 anos. A associação que coordenou os trabalhos foi a “Sem Casa Unidos Venceremos”.

O Programa Paulista de Mutirão (PPM) visa o incentivo da produção de moradias de interesse social em parceria com as Associações Comunitárias. O trabalho em regime de mutirão caracteriza-se pela participação voluntária e não remunerada das famílias interessadas em adquirir uma unidade habitacional, e que estejam dispostas a contribuir com sua mão-de-obra. Na Capital e Grande São Paulo, pelo sistema de mutirão, a CDHU já entregou, de 1995 até hoje, 15.237 imóveis. Outros 7.182 estão sendo construídos nessa modalidade.

Durante o evento, Alckmin também anunciou um curso de mutirantes que será oferecido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho a partir de agosto, para capacitar pessoas para a construção. Serão ministrados cursos para pedreiro, encanador, eletricista e educação para a cidadania, e terão duração de oito finais de semana.

Homenagem

Mário Covas foi muito lembrado na entrega de casas realizada hoje na Zona Leste da Capital, não só porque o condomínio recebeu seu nome, mas também pela lei sancionada que era uma luta do governador.

Participaram da entrega o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Walter Feldman e o secretário da Habitação, Francisco Prado, que estavam vestidos com a camiseta da Escola de Samba Leandro de Itaquera, que segundo explicação de Feldman fará uma homenagem a Covas no Carnaval do ano 2002.

Ainda neste sábado, Alckmin inaugura escolas estaduais no bairro do Jardim Sílvia, no município de Francisco Morato, na Grande São Paulo.

Gláucia Basile / Ercília Della Méa