Alckmin entrega 144 apartamentos em São Bernardo do Campo

Moradias fazem parte do Projeto Especial de Reurbanização da Favela Vila Ferreira. Até agosto, 136 unidades começam a ser construídas, outras 520 tamb

qua, 30/05/2001 - 15h10 | Do Portal do Governo


Moradias fazem parte do Projeto Especial de Reurbanização da Favela Vila Ferreira. Até agosto, 136 unidades começam a ser construídas, outras 520 também já estão programadas

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, dia 30, em São Bernardo do Campo, 144 apartamentos do Projeto Especial de Reurbanização da Favela Vila Ferreira, que tem como objetivo remover famílias de áreas de risco e reassentá-las em novos empreendimentos com toda infra-estrutura necessária. “Eu sei que demorou e que a população passou por sacrifícios, mas essa etapa foi vencida e hoje estão sendo entregues as chaves para as famílias”, disse Alckmin. O governador anunciou o início imediato da construção de mais 16 unidades e outras 120 dentro de 60 dias. Além disso, estão programadas mais 520 moradias para o conjunto.

Segundo Alckmin, toda família sonha em ter a própria residência mas devido ao alto preço das prestações isso acaba sendo difícil. “O programa do Governo do Estado é de caráter social, porque é o único do País que atende às famílias com renda de um salário mínimo”, destacou. É o caso de Ana Lúcia Diniz, de 78 anos, que recebe uma pensão de R$ 180,00 e vai pagar uma prestação de apenas R$ 22,00 pela nova moradia. Enquanto aguardava a conclusão do apartamento, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro, ela e outros moradores foram retirados da favela e transferidos para alojamentos. “No alojamento tínhamos problemas com enchentes e goteiras, mas agora estou feliz porque vou mudar para um lugar muito melhor”, comemorou Ana Lúcia, que vai morar com o neto de 13 anos.

O secretário da Habitação, Francisco Prado, disse que essas moradias são feitas para o povo que não tem condições de obter financiamentos com altos juros e satisfazer as enormes exigências do Sistema Financeiro da Habitação. “A casa própria permite a inclusão social”, destacou. Os apartamentos foram construídos por intermédio do programa Empreitada Global, sistema no qual os imóveis são erguidos em parceria com as prefeituras, que doam o terreno e executam a infra-estrutura. A execução do empreendimento fica por conta da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Nesta modalidade, foram entregues 63.802 habitações desde 1995 e há ainda 14.959 unidades em andamento. No total, o Governo já entregou mais de 137 mil moradias em todo Estado, no mesmo período.

Dose Certa e Poupatempo

Ainda em São Bernardo, Alckmin entregou 7.260 quilos de remédios do Programa Dose Certa. São 41 tipos de medicamentos fabricados pela Fundação para o Remédio Popular (Furp), que o Governo do Estado entrega gratuitamente aos 645 municípios paulistas. “São aqueles que a população mais precisa, como antiinflamatório, antianêmicos, para problemas do coração, diabetes e outros”, citou o governador. O município recebe esta quantidade de remédios mensalmente desde 1997, quando o programa foi estendido pelo Governo Estadual para cidades com mais de 50 mil habitantes.

O prefeito em exercício de São Bernardo do Campo, William Dib, informou que a Prefeitura está em entendimentos com a Furp para a instalação de um laboratório modular para que o município possa fabricar remédios junto com o Governo do Estado. “Mais uma vez a parceria com o Estado está sendo implementada”. Ele também parabenizou o governador por dar continuidade às obras iniciadas por Mário Covas e comentou que, antes da atual gestão, a região do ABC se sentia excluída dos programas do Governo do Estado.

Alckmin também anunciou que estará de volta à cidade no dia 23 de junho para a inauguração da unidade local do Poupatempo, “a obra mais bonita que foi feita no município”. O Poupatempo reúne os serviços públicos mais importantes para a população. “Tudo num só lugar para as pessoas ganharem tempo, economizarem e poderem rapidamente tirar documentos, fazer pagamentos e resolver problemas”, ressaltou o governador.