Alckmin e Tarso Genro discutem questões tributárias e segurança em São Paulo

Os governadores debateram possíveis soluções para problemas setoriais, como os vivenciados pelo segmento de carne

qua, 16/11/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, se reuniram nesta quarta-feira, 16 para tratar, prioritariamente, de assuntos ligados à Segurança Pública e questões tributárias. A reunião aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Por parte do governo paulista estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, o comandante da Polícia Militar, coronel Álvaro Camilo e o secretário da Fazenda, Andrea Calabi. Na comitiva de Genro vieram o chefe de gabinete do Governo, Vinícius Wu, o secretário-geral do Governo, Estilac Xavier, o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, o comandante da Brigada Militar, coronel Sérgio de Abreu, e o secretário da Fazenda, Odir Tonollier.

“Queremos agir em conjunto nessas questões (segurança e tributárias), especialmente na guerra fiscal de importados, que todos nós somos contra porque prejudica o emprego no Brasil”, declarou o governador Alckmin ao explicar o motivo do encontro.

Entre outras questões, os governadores debateram possíveis soluções para problemas setoriais, como os vivenciados pelo segmento de carne, o fundo de participação dos estados e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

A segurança pública foi abordada a partir do exemplo bem sucedido no Estado de São Paulo, principalmente no que diz respeito à polícia comunitária, modelo vindo do Japão e adotado há quinze anos no Estado.

“A situação do Rio Grande do Sul e de São Paulo em segurança pública é muito próxima, nós não temos territórios onde a polícia não entra, territórios ocupados”, analisou Alckmin. “É uma parceria por meio da troca de experiências. Eles verificaram a nossa experiência, o que foi feito em São Paulo. E nós, o que eles também fizeram e que poderemos implantar aqui. Enfim, uma boa parceria em benefício de ambos os Estados”, completou o governador de São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado