Alckmin discursa na assinatura de convênios para reconstruir São Luiz do Paraitinga

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado Secretário de estado da Cultura, Dr. Andrea Matarazzo; secretário-chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo; deputado federal Emanuel Fernandes, secretário […]

ter, 16/08/2011 - 16h11 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado Secretário de estado da Cultura, Dr. Andrea Matarazzo; secretário-chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo; deputado federal Emanuel Fernandes, secretário de estado do Planejamento e Desenvolvimento Regional; Dom Carmo João Rhoden, Bispo Diocesano de Taubaté; prefeita de São Luiz do Paraitinga, Ana Lúcia Sicherle; deputado estadual, Líder do Governo na Assembleia, Samuel Moreira; vice-prefeito, José Dias dos Santos; vereador Nelson do Bom Jesus Alves da Silva, presidente da Câmara. Quero saudar os vereadores aqui presentes; o queridíssimo, meu xará, cônego Geraldo Carlos da Silva, procurador da Mitra, Diocesano de Taubaté; Dra. Fernanda Bandeira de Mello, presidente do CONDEPHAAT; professor Tadeu, muito obrigado pelo livro. Tadeu é um grande professor, escritor, jornalista e estudioso da história do Vale do Paraíba; técnicos do Condephaat, que participaram da análise aqui dos projetos, amigas e amigos luizenses.

Uma grande alegria nós assinarmos hoje os dois convênios. São Luiz do Paraitinga passou por uma grande dificuldade, uma verdadeira catástrofe. O nosso antecessor, companheiro José Serra fez um trabalho importante de ajuda ao município, e nós agora estamos dando sequência. São dois convênios: um para a reconstrução da igreja, que é feito com a Mitra Diocesana, no valor de R$ 13 milhões de reais, e outro feito com a prefeitura, esse valor inicial é de R$ 2,3 milhões.
Nós vamos reconstruir a prefeitura, a biblioteca, a escola e casas tombadas pelo Condephaat. Aliás, a imperial cidade de São Luiz do Paraitinga tem um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos da época do café, quando se dizia, há um século e pouco atrás, o Brasil é o café e o café é o Vale do Paraíba, paulista e fluminense. Então, a cidade tem essa arquitetura importantíssima, de um grande valor histórico e cultural. Ao mesmo tempo, São Luiz do Paraitinga é uma cidade turística, terra da arte e da cultura, de músicos, artistas, escritores, poetas, do bom carnaval, do acolhimento, e o turismo, é muito importante para gerar emprego e renda, criar oportunidades de trabalho. E, ao mesmo tempo, de um povo de fé. Como dizia aqui o Dom Carmo. São Luís era um homem rico que deixou tudo pra se dedicar à evangelização. Foi bispo de Tolosa e, por isso, São Luís de Tolosa. Tem uma igreja dedicada a ele no México, em Potosí. Outra dedicada a ele fica nos Estados Unidos, na Califórnia.
Então, hoje é um dia de grande alegria, onde se unem aqui a fé de um povo que tem história, que tem presente, que tem futuro, que é um povo de garra, que demonstrou uma enorme solidariedade e amor às pessoas na época da tragédia que assolou a cidade, do Rio Paraitinga. Uma enorme capacidade de superar a adversidade, de reconstruir. Dia 19 de agosto, se a minha memória não falha, é o dia de São Luís de Tolosa, e a festa começa hoje, já no dia 15. E a melhor maneira de comemorar essa festa é reconstruindo a cidade. Então ficamos felizes. Eu como cidadão luizense, pois tive a honra de receber o título, cidadão luizense, fico muito feliz de assinar esses convênios.
Quero agradecer ao secretário da Cultura, Doutor Andrea Matarazzo e à Fernanda. Todos se empenharam, pois há muitas questões jurídicas a serem superadas. Hoje já assinamos o decreto fazendo a suplementação. Os nossos deputados nos ajudaram muito, e estão aqui representados pelo líder, o Samuel Moreira. Agradecer ao Dom Carmo, bispo da nossa Diocese. Ele é o nosso bispo lá da região, da Diocese de Taubaté. O padre Geraldo, como a gente chama, o cônego Geraldo é queridíssimo, ele é meu conterrâneo. O padre Geraldo é de Pinda, Moreira César, não é isso, padre Geraldo? Padre Geraldo é um homem dedicadíssimo à evangelização e ao trabalho com a comunidade. Hoje estive feliz aqui nessa união de esforços, e eu não tenho dúvidas, São Luiz do Paraitinga vai ficar ainda mais bonita.