Alckmin discursa em visita às instalações da Caterpillar

Geraldo Alckmin: Carlos Calil, presidente da Caterpillar Brasil; doutor David Galandi, gerente de produtos do Segmento Marítimo da Caterpillar; vereador João Manoel dos Santos, presidente da Câmara, em nome de […]

qua, 14/03/2012 - 19h45 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Carlos Calil, presidente da Caterpillar Brasil; doutor David Galandi, gerente de produtos do Segmento Marítimo da Caterpillar; vereador João Manoel dos Santos, presidente da Câmara, em nome de quem quero saudar todo Poder Legislativo; deputado federal Mendes Thame; deputados estaduais: Roberto Moraes, que representa o presidente da Assembleia; deputado estadual Aldo Demarchi; secretário do desenvolvimento Metropolitano, deputado Edson Aparecido; Coronel Admir Gervásio, Chefe da Casa Militar; doutor Henrique Gross, subsecretário de Petróleo e Gás da Secretaria de Energia; doutor Luciano Almeida, presidente da Agência Investe São Paulo; prefeitos: de Capivari, Limeira, Torrinha, Ipeúna; Chapeada, Santa Maria da Serra, Santa Gertrudes, Araras, Saltinho, São Pedro, Águas de São Pedro e Cordeirópolis; ex-prefeito de Piracicaba que, na época da sua primeira gestão que, para cá, veio a Caterpillar, o Adilson Benedito Maluf; doutor Elcio Amiune, gerente de Credenciamento de Máquinas do BNDES; dona Maria Clélia Bauer, diretora do DRS de Saúde daqui de Piracicaba; vereador José Luiz Ribeiro, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos; Coral Vozes da Caterpillar; maestrina Malu Canto; diretores, colaboradores aqui da Caterpillar; amigas e amigos.

Uma grande alegria voltar, doutor Calil, a cidade Caterpillar. Essa é uma cidade indústria mais de 6 mil funcionários, permanentemente em expansão. A maior indústria do mundo, a Caterpillar Produtos, sonho de consumo de todos os prefeitos: patrol, retroescavadeira, trator de esteira; eu já fui prefeito, esse era o nosso sonho, né? Uma grande indústria campeã, e a melhor indústria para se trabalhar. Campeã de qualidade, 4ª maior exportadora do Estado de São Paulo e das maiores do Brasil! E expandindo! E agora os geradores para indústria petrolífera, e a maior bacia de petróleo e gás do Brasil será a Bacia de Santos, e as grandes jazidas do pré-sal, aqui em São Paulo. Não é para o futuro, é para já! O gás do pré-sal já está correndo no gasoduto, a maior unidade de tratamento de gás da América Latina é Caraguatatuba, já correndo para o gasoduto São Paulo – Rio.

A indústria do petróleo e do gás, ela vai dar outro impulso na economia de São Paulo e do Brasil, grandes impactos! E a Caterpillar está preparada para esses desafios sob o ponto de vista tecnológico de competência para produzir os geradores que vão impulsionar ainda mais o desenvolvimento brasileiro. Então, com alegria participamos aqui desse dia histórico na Caterpillar; voltando, estive aqui em 2004, e hoje vimos os novos prédios, a indústria, e esse chão de fábrica parece centro cirúrgico, é uma assepsia impressionante! Nossos cumprimentos a toda a família Caterpillar, os seus 6.300 colaboradores, e os cumprimentos a Piracicaba. Capital, Barjas Negri, do desenvolvimento. E hoje, exatamente pra fortalecer a região, assinamos o Aglomerado Urbano, reunindo 22 municípios; aglomerado é reunir, é congregar, é fortalecer entre um Estado e o município. Estados Unidos têm os condados, a Alemanha tem os Land Cruisers, nós precisamos ter instancias regionais para não brigarmos entre si, um empurrar problema para o outro, mas, em conjunto, construirmos as melhores soluções para o desenvolvimento regional.

O aglomerado urbano em Piracicaba já nasce forte, 3% do Produto Interno Bruto de São Paulo que os 22 municípios representam. Vai reunir os 22 prefeitos do Conselho de Desenvolvimento Regional. Governo do Estado, Governo Federal, sociedade civil, terá o fundo dos aglomerados urbanos para a gente poder investir em soluções boas, eficientes para a região. E nós já temos boas pautas aí, Edson Aparecido, o nosso secretário de Desenvolvimento Metropolitano. A hidrovia Tietê/Paraná chegar a Piracicaba, a Santa Maria da Serra. E nós temos aqui o novo modal importantíssimo. A ferrovia chegar aqui no Parque Industrial para a gente poder exportar não só por rodovia, mas poder fortalecer o modal ferroviário e que nós temos uma falta muito vasta. E, finalmente, sempre a prioridade é a vida. Não adianta a gente ter as outras coisas se não tem saúde.

Eu sou um otimista, porque, embora haja uma crise de financiamento da saúde, e o Barjas Negri foi ministro da saúde sucedendo ao Serra, embora haja uma crise de financiamento, as coisas estão melhorando. O homem primitivo, ele vivia 20 anos, no Império Romano se vivia 24 anos. A expectativa de vida média ao nascer no Brasil, do século passado, era 43 anos, a expectativa de vida média. Hoje, 74. São Paulo, 75. As mulheres, seis anos a mais do que nós. Um dia desses, eu fui em uma reunião da terceira idade, na Vila Prudente, em São Paulo, 200 pessoas. Média de idade, 85, só mulheres. Os homens tinham morrido todos e o centro chamava As Sapecas. É um outro mundo que nós vivemos e nós temos que nos preparar para ele.

Por isso autorizamos hoje, raspamos o fundo do tacho, R$ 20 milhões para a Prefeitura de Piracicaba, que constrói um hospital para a região, mas o difícil não é fazer prédio, o difícil é custeio. Então nós vamos ajudar também para somarmos os esforços, e aí o aglomerado urbano muito importante para a gente poder ter uma retaguarda hospitalar importante para a região. Eu queira agradecer aos nossos deputados. O Aldo Demarchi, deputado estadual; o Roberto de Morais, para ele está indo o projeto de lei que cria o aglomerado urbano aqui de Piracicaba. Agradecer ao Mendes Thame, deputado federal, que representa tão bem São Paulo e a região em Brasília. Agradecer ao um grande prefeito, que é o Barjas Negri, conte conosco. Estou abraçando aqui todos os prefeitos. E, especialmente, dizer da alegria, doutor Calil, de poder sancionar aqui a lei histórica do aglomerado urbano, elaborada por um trabalho do Edson Aparecido, nosso grande secretário, dentro de uma indústria, que é bem o DNA de São Paulo. Tem uma marca na história de São Paulo, é trabalho. Essa é a terra do desenvolvimento. São Paulo, que era um estado pequenininho, hoje é a 19ª economia do mundo, é o dobro da economia argentina, a segunda da América do Sul, a terceira da América Latina. Isso não é fruto de governo, isso é fruto de empreendedores, de trabalhadores, gente que sua a camisa e que produz, gera oportunidade para as pessoas.

E a melhor homenagem que a gente pode prestar à família, aqui toda, da Caterpillar, dos trabalhadores de Piracicaba e de São Paulo, é melhorando a qualidade de vida da população. O novo hospital, nossa meta 100 anos, expectativa de vida média, e as mulheres não morrerão mais.