Alckmin discursa em inauguração da Fábrica da Cultura na zona norte da capital

Geraldo Alckmin: Bom dia. Bom dia a todas e a todos. É da nossa alegria de entregarmos hoje a primeira Fábrica de Cultura da zona norte aqui de São Paulo. Cumprimentar […]

sáb, 31/03/2012 - 21h20 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia. Bom dia a todas e a todos. É da nossa alegria de entregarmos hoje a primeira Fábrica de Cultura da zona norte aqui de São Paulo. Cumprimentar o nosso senador, senador Aloysio Nunes, secretário da Cultura, Andrea Matarazzo; deputado Davi Zaia, secretário de Gestão Pública; Valério da Costa Benfica, representando a nossa ministra Ana Buarque de Holanda; deputado Celino Cardoso, deputado da região; vereador Claudinho, vereador aqui da região; primeiro vice-presidente da Câmara, Pastor Everson Marcos. O Airton Nobre de Mello, Subprefeito da Casa Verde, representando o nosso prefeito Gilberto Kassab. Clovis Carvalho, Diretor Executivo da POIESIS, que é a OS, responsável aqui pela Fábrica da Cultura. A Carla Almeida, coordenadora de formação cultural; o Rubens Morais, gerente aqui da Fábrica de Cultura; o Antônio Carlos Sartini, Diretor do Museu da Língua Portuguesa; Sérgio de Freitas, presidente do Catavento, Museu do Catavento lá no Parque Dom Pedro, chegou a um milhão de pessoas que visitaram esse museu extremamente educativo. Reinaldo Couto, Diretor de Fábrica de Cultura lá do Catavento, a Eneida Soller, Conselho Brasileiro de Entidades Culturais; coronel Miranda; Maria Antonieta Carneiro, diretora regional de Educação. Conosco a Maria Antonieta. Educadores aqui da Fábrica de Cultura, artistas, lideranças comunitárias, amigas, amigos.

Olha, é um fábrica diferente, porque ela tem múltiplas finalidades. Como disse aqui o Aloysio, uma fábrica de criatividade, de cultura, de lazer, de entretenimento aqui para a comunidade, uma escola. Porque os jovens, as crianças, as famílias, vão poder estudar quem quiser fazer um curso de bateria, de violão, de violino, os mais variados instrumentos musicais. Quem quiser estudar teatro, cinema, literatura, desenho, enfim, meios multimídia, meios multimídia, circo, capoeira. Nós teremos aqui todas as atividades; é uma escola. Classes de 25 alunos, curso, diploma, mas principalmente, é da comunidade. Essa é a quinta Fábrica de Cultura. Nós já inauguramos a primeira na Vila Curuçá, na zona leste; a segunda em Sapopemba, a terceira em Itaim Paulista. Três na zona leste. Uma na zona sul, Jardim São Luís. Essa é a primeira da Zona Norte. Nós vamos ter aqui ainda Brasilândia, então nós vamos ter mais uma aqui na zona norte, na Brasilândia.

E é uma fábrica de emprego, aqui já tem 55 profissionais que começam a trabalhar e nós vamos formar educadores, monitores. São Paulo é uma capital mundial de serviços de cultura, né, de teatro, de cinema, das artes, de eventos. Então, nós vamos formar bons profissionais. O Andrea lembra que nós vamos ter uma terceira Fábrica de Cultura que é Jaçanã. Então três na zona norte, Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia e Jaçanã. Muito voltada para criança e pra o jovem de 7 a 19 anos de idade, mas são da família e tem uma experiência boa e outras Fábricas de Cultura de abrir até às 10 da noite para a terceira idade para as famílias poderem fazer os cursos e participar. Então, já fica, Andrea, e para o Rubens Moraes, viu, Rubens? Lopes Carvalho. Aqui também essa modalidade de abrirmos à noite para a terceira idade, para a melhor idade aqui da comunidade. O recurso é de vocês. Aqui tem cinco mil metros quadrados de área construída. Pode ter coisa igual, melhor não tem. Aqui é coisa mesmo caprichada. Custou R$ 11,6 milhões, e teremos um custeio anual em torno de R$ 7 milhões. Tudo gratuito! Tudo, tudo, tudo, todos os cursos, todas as aulas, monitoramento, lazer, entretenimento, tudo aberto aqui à comunidade da Vila Nova Cachoeirinha.

Quero agradecer ao senador Aloysio Nunes, tem nos ajudado muito São Paulo lá em Brasília, no Senado Federal. Agradecer ao Andrea, a alegria de ter conosco aqui a Sônia, sua esposa, aqui conosco também. Agradecer ao Clóvis Carvalho, que é o diretor executivo e à Meire Lafer, da POIESIS, que é a nossa Organização Social, com a qual fizemos o contrato de gestão. Agradecer ao Rubens Moraes… Vem aqui, Rubens. Olha, ele é o cara, viu! Então, tragam boas ideias, boas sugestões, participem, tomem conta, é de vocês aqui a Fábrica de Cultura. Agradecer ao Serra, que nos antecedeu no governo, e que fez um trabalho muito importante na área cultural. Agradecer ao Celino Cardoso, nosso deputado aqui da região. Agradecer ao vereador Claudinho, tem feito um bom trabalho, mas, especialmente, agradecer a presença de cada um de vocês aqui neste sábado pela manhã, que deu brilho a esse nosso encontro.