Alckmin destaca importância do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de SP

“O Conselho é muito importante para que haja sinergia e melhores políticas para as regiões metropolitanas”, disse o governador

ter, 16/04/2013 - 11h38 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira, 16, da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Durante o encontro, houve a entrega do Regimento Interno aos novos conselheiros, o lançamento do Atlas “Unidades de Informações Territorializadas – UIT’s” e a distribuição do livro “Macrometrópole Paulista – Dados e indicadores 2013”. Os participantes também discutiram projetos em execução da região.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O Conselho é composto por 58 integrantes (17 do Estado, 2 da Assembleia Legislativa e 39 dos municípios) e promove a cooperação entre diferentes esferas de governo, assegurando o aproveitamento dos recursos públicos, a utilização racional do território, dos recursos naturais, culturais, a proteção do meio ambiente e a redução das desigualdades regionais. “O Conselho é muito importante para que haja sinergia e melhores políticas para as regiões metropolitanas”, disse Alckmin.

O governador disse ainda que a articulação dos municípios é essencial para o avanço das cidades. “Nós temos cidadania metropolitana, para pensar e trabalhar com os 39 municípios no combate à enchente, transportes e saúde”. 

Durante a reunião, Alckmin anunciou a criação do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano, para auxiliar os municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Região Metropolitana de São Paulo

A RMSP é composta pelos municípios de Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapevi, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Do Portal do Governo do Estado