Alckmin desativa carceragem em distrito policial no Jardim Ângela

Sobe para 18 o número de Distritos Policias que tiveram seus cárceres desativados na Capital

qua, 10/01/2001 - 18h05 | Do Portal do Governo


Sobe para 18 o número de Distritos Policias que
tiveram seus cárceres desativados na Capital

O vice-governador Geraldo Alckmin desativou nesta quarta-feira, dia 10, a carceragem do 100o DP, no Jardim Angela, Zona Sul da Capital. Os 118 presos que lá estavam foram transferidos entre os dias 18 e 19 de dezembro para os Centros de Detenção Provisória Belém l e ll. Com este ato, sobe para 18 o número de cárceres desativados na Capital. Já haviam sido esvaziadas as celas do 6o, 15o, 21o, 22o, 23o, 42o, 48o, 51o, 54o, 56o, 59o, 75o, 78o, 81o, 93o e 95o Distritos Policiais.
Segundo Alckmin, com a desocupação das carceragens a Polícia tem um melhor desempenho, pois deixa de tomar conta de presos para realizar o seu trabalho de polícia investigativa. “Com a maior eficiência da Polícia, o número de presos vem aumentando muito. Quando o governador Mário Covas assumiu eram 53 mil presos. Hoje, nós estamos chegando a quase 100 mil. São 93 mil presos em todo o Estado.“
Os Centros de Detenção Provisória foram criados para abrigar os presos que aguardam julgamento e aliviar os distritos ou cadeias públicas. Em São Paulo já estão funcionando seis unidades, Chácara do Belém l e ll, Vila Independência, na Capital, Osasco l e ll, e uma unidade em Campinas. Cada Centro representa um investimento de R$ 5 milhões para o Governo do Estado que tem construído sempre com recursos próprios.
Segundo o Secretário de Segurança Pública do Estado, Marco Vinicio Petreluzzi, estão sendo projetados mais cinco CDPs, dois em Guarulhos, um em São Vicente, um em Taubaté e mais um em Campinas. “Se conseguirmos um terreno de 10 mil m², ou seja, um hectare, o Governo do Estado constrói um CDP aqui na região“, acrescentou Alckmin.