Alckmin decide permanecer na região atingida por chuvas

Atualizado em 14/01/14, às 11h45 O governador Geraldo Alckmin decidiu no início da noite desta segunda-feira, 13, permanecer na região do Alto Ribeira para acompanhar de perto os trabalhos nas […]

seg, 13/01/2014 - 20h24 | Do Portal do Governo

Atualizado em 14/01/14, às 11h45

O governador Geraldo Alckmin decidiu no início da noite desta segunda-feira, 13, permanecer na região do Alto Ribeira para acompanhar de perto os trabalhos nas cidades de Itaoca e Apiaí, municípios atingidos por uma enxurrada na noite de domingo, 12. Ao menos oito mortes foram confirmadas. Segundo a Defesa Civil estadual, o número de desaparecidos chega a 12. Pelo menos 100 casas do município de 3 mil habitantes precisaram ser desocupadas.

photonews

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Alckmin vai acompanhar de perto os trabalhos de uma força tarefa montada pelo governo estadual na região. Pela manhã, o governador acompanhará os trabalhos de desobstrução do rio Palmital, que transbordou e atingiu a cidade de Itaoca.

Durante toda a tarde desta segunda-feira, 13, o governador Geraldo Alckmin vistoriou a cidade de Itaoca, onde conversou com moradores e liderou uma reunião ao lado do coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Marco Aurélio Alves Pinto, e do prefeito de Itaoca, Rafael Camargo.

Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros, quatro cães farejadores e ao menos 40 homens foram deslocados para auxiliar no atendimento a feridos e nas buscas por desaperecidos. O Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) disponibilizará maquinário para limpeza da região.

Segundo a Defesa Civil do Estado, Apiaí também foi atingida pela enchente e aproximadamente 50 casas foram danificadas, mas a situação já foi controlada. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) também auxiliará nos trabalhos de reconstrução da cidade, com o empréstimo de uma pá carregadeira e dois caminhões para retirada de escombros.

Além dos 200 colchões, 330 cestas básicas, 110 agasalhos e kits de higiene pessoal com 180 toalhas, escovas de dente e creme dental, equipes da Defesa Civil, que trabalham no resgate das famílias ilhadas, estão levando à cidade de Itaóca a quarta remessa de ajuda humanitária.

A Defesa Civil também montará um posto de controle no Fundo Social de Solidariedade do Município, onde serão concentrados colchões, água e alimentos que a Defesa Civil enviará ao município. Ainda, a Sabesp fornece água potável e caminhão pipa para limpeza das ruas.

Do Portal do Governo do Estado