Alckmin dá pontapé inicial de partida de futebol entre transplantados

Desafio promovido pelo Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese reuniu 30 atletas, inaugurando quadra esportiva do Instituto

sáb, 17/12/2005 - 15h52 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin deu o pontapé inicial de uma partida de futebol de salão entre transplantados do Instituto de Cardiologia e do Beneficência Portuguesa, neste sábado, dia 17, inaugurando a quadra esportiva do instituto. Participaram 30 atletas, unidos por um laço comum, o transplante de órgãos.

“Estamos vendo aqui um verdadeiro milagre da vida, fruto da união do amor das pessoas com o avanço da medicina”, disse Alckmin ao salientar a importância da doação de órgãos e  ao rememorar os  primeiros transplantes de coração, realizados pelos cirurgiões  Barnard em 1967, na África do Sul, e Zerbini, no Brasil em 1968.

O governador anunciou que em janeiro próximo começa a funcionar o novo prédio do Dante Pazzanese, da Secretaria de Saúde,  que passa a ser um dos grandes centros de cardiologia da América Latina, com mais 256 leitos de enfermaria e UTI, dobrando sua capacidade de internação“.

Mais do que uma festa de confraternização, o jogo teve a intenção de chamar a atenção da sociedade sobre o gesto da doação de órgãos. “É uma oportunidade de devolver às pessoas o direito à vida, a oportunidade de um recomeço, afirmou Leopoldo Piegas, diretor Dante Pazzanese.

‘Vamos comemorar a vitória da vida, o prazer de voltar a fazer coisas simples que antes eram impossíveis, como jogar futebol, afirmou Otílio Geraldo Basílio, um dos destaques da partida.

Além de inaugurar a quadra poliesportiva, o governador descerrou o busto de Dante Pazzanese, doado por um paciente do hospital, e um grande painel composto por 24 quadros sobre o tema “coração”, produzidos por artistas da Arte Life Brasil.

Takao Miyagui