Alckmin dá início ao Programa Água Limpa em Olímpia

Serão investidos R$ 21,5 mi em emissário de esgoto, estação elevatória e sistema de tratamento de esgoto

qui, 28/07/2011 - 8h30 | Do Portal do Governo

(atualizado às 13h25)

O governador Geraldo Alckmin assinou, nesta quinta-feira, 28 de julho, autorização para a construção de Estação de Tratamento de Esgotos de Olímpia, como parte do programa Água Limpa, do Governo do Estado. Alckmin estará acompanhado do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni e do Superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Alceu Segamarchi Jr.

“Olímpia merece ser uma estância turística, recebe turistas de todo o País, as suas termas são maravilhosas e a cidade precisa ser uma cidade saudável: 100% do esgoto coletado e tratado. Nós assinamos aqui o convênio com a prefeitura municipal e o DAEE fará a obra. Serão R$ 21,5 milhões para despoluir os rios”, afirmou o governador.

A verba será investida na construção de emissário de esgoto, estação elevatória, e sistema de tratamento de esgoto por reatores anaeróbio, seguido de filtro biológico e decantadores secundários, junto à rodovia SP-425.

“Isso traz dois benefícios: o primeiro é para a saúde porque há muita doença ligada à água contaminada: leptospirose, todos os tipos de verminose. Então é saúde para a população. A outra é para o meio ambiente, porque vamos limpar os rios”, lembrou Alckmin.

Atualmente, Olímpia trata de 25% de seu esgoto sanitário, com as obras do programa Água Limpa irá tratar de 100%, incluindo o esgoto tratado pela estação de esgoto existente que deverá ser desativada e serão retiradas 85 toneladas/mês de carga orgânica atualmente despejada in natura nos córregos Olhos D’Água, do Matadouro e dos Pretos, que serão revitalizados.

Programa Água Limpa

É um programa criado para ajudar na preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida e saúde da população do Estado, atendendo municípios com até 50 mil habitantes.

O Governo do Estado disponibiliza, por intermédio da secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, os recursos financeiros para a construção das estações de tratamento de esgotos e a implantação de emissários e estações elevatórias, contrata a execução das obras ou presta, através das várias unidades do DAEE, a orientação e o acompanhamento técnico necessários.

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos