Alckmin dá início à Virada Cultural Paulista

Virada Cultural Paulista levou 24h de atrações culturais em 23 cidades do Interior e do Litoral

dom, 15/05/2011 - 0h21 | Do Portal do Governo

(atualizado segunda, 16 de maio, 8h42)

O governador Geraldo Alckmin deu início sábado (14), em Araraquara, à 5ª edição da Virada Cultural Paulista. Realizado em 23 cidades do Interior e do Litoral do Estado, o evento começou no sábado, às 18h, e foi encerrado domingo, 15 de maio, também às 18h.

Como nas edições anteriores, grandes nomes da cena nacional e artistas internacionais marcam presença na programação, que reúne mil atrações.   Durante abertura do evento, Alckmin ressaltou a importância em manter uma boa relação com as gestões municipais para a realização de eventos como a Virada. “Com a boa parceria com as Prefeituras, levamos cultura de qualidade para todo o Estado, mostrando artistas e a cultura regional de uma região para outra”.

Neste ano, o evento agitou 23 cidades: Araçatuba, Araraquara, Assis, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’oeste, Santos, Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Na programação de 2011, destaque para grandes nomes da música brasileira como Fafá de Belém, Renato Teixeira, Angra, Jamelão Neto e Charlie Brown Jr., que participam pela primeira vez da Virada, entre muitos outros. Além de jovens talentos como Maria Gadú, Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci, Thiago Pethit, Lulina, Les Pops, Luisa Maita e Karina Buhr. Como na edição passada, a Secretaria de Estado da Cultura traz artistas estrangeiros. Para este ano, a Virada contou com shows de Agnès Jaoui, Pink Martini e Superchunk.

A Virada contou ainda uma intensa programação de espetáculos de teatro, com peças como Análise Comportamental e Crítica da Música Eduardo e Monica, com direção de Fernanda D’Umbra em Assis;Assembléia dos Bichos, da Bendita Trupe em Botucatu; Bichos do Brasil, com Pia Fraus em Franca; e espetáculos de dança, intervenções urbanas, stand up comedy, circo, cinema, arte de rua e música erudita.

O SESC São Paulo, como nas edições anteriores, é parceiro do evento, desenvolvendo uma série de atividades em suas unidades do interior e litoral. O diretor regional do SESC São Paulo, Danilo Santos de Miranda, destaca a importância do envolvimento da instituição na Virada Cultural Paulista como “uma oportunidade de ampliar o raio de ação e de experiências da instituição, proporcionando ambientes que favoreçam a convivência e a apreciação crítica e criativa como elementos para o desenvolvimento social do indivíduo”.

Programação

A cineasta, atriz e cantora francesa Agnès Jaoui levou aos palcos de Ribeirão Preto e Jundiaí sua interpretação, em português e espanhol, de músicas latinas. A diretora do premiado O Gosto dos Outros, Agnès cantou clássicos como Olhos nos Olhos, de Chico Buarque, entre outros. Para os fãs do pop rock, os shows do Superchunk em Mogi das Cruzes e Sorocaba. A banda Pink Martini apresentou um mix de música clássica, jazz e clássicos em Piracicaba e São José do Rio Preto.

Um dos nomes badalados da nova MPB, Maria Gadú levou seu repertório para Araraquara. Aos 22 anos, sua voz suave arrancou elogios de Caetano Veloso e Milton Nascimento. Na Virada, a cantora apresenta sucessos do disco Maria Gadú 2009, como ShimbalaiêA História de Lili Braun entre outros. Outro destaque é a veterana Fafá de Belém, que comemorou 35 anos de carreira com o público de Araçatuba.

Jovens artistas têm espaço garantido na programação da Virada. Shows de Tulipa Ruiz em Araçatuba e São Carlos. Cantora, compositora e desenhista, Tulipa Ruiz é uma das apostas da MPB moderna assim como o multiinstrumentista Marcelo Jeneci que se apresentou em Araraquara e Indaiatuba. Completam o time Thiago Pethit (Mogi das Cruzes), Lulina (Santa Bárbara), Luisa Maita (Mogi das Cruzes e Santa Bárbara), Karina Buhr (Santos e São Carlos) e Les Pops (São José dos Campos).

A Virada também apostou nas novas bandas. Apanhador Só se apresentou em Marília e São José do Rio Preto; Do Amor em São Carlos; Guizado em Jundiaí, Vega em Indaiatuba e Vespas Mandarinas em São José do Rio Preto.

Sucesso garantido na programação, artistas e grupos de stand up comedy também tiveram espaço. Nany People apresento-se em Piracicaba. Em Araraquara, apresentação de Marcelo Mansfield. Ângela Dip subiu ao palco de Araraquara.

Dentre os espetáculos de dança, a São Paulo Companhia de Dança levou suas sapatilhas para Santos; o Ballet Stagium dançou nos palcos de Santa Bárbara e Santo André. Já o Cisne Negro marcou presença em São Carlos e São José do Rio Preto.